Fechar

logo

Fechar

“E essa pesquisa… tá certa?!…”

Mário Tourinho. Publicado em 25 de setembro de 2018 às 20:31

Na área de entrada do prédio empresarial em que temos escritório profissional, a cada dia – aliás, mais precisamente a cada chegada ou saída – um dos porteiros (este sempre interessado pelos assuntos relacionados à atual campanha eleitoral), vai logo perguntando: “E essa pesquisa… tá certa?!…”.  Ele – esse porteiro – refere-se a cada uma das pesquisas que, no respectivo dia, esteja pra ser ou já tenha sido anunciada relativamente às eleições do próximo mês de outubro. E, apontando os números da intenção de votos,  insiste: “Tá mesmo certa?!”.

Claro que o questionamento do porteiro mais caracteriza uma desconfiança quanto a que a pesquisa seja realizada já com a intenção de mostrar coeficientes favoráveis a esse ou aquele candidato. Ou seja, imagina que todas as pesquisas sejam tendenciosas! No entanto, ao referido porteiro já dissemos umas três vezes que, em relação às pesquisas que estão obrigadas a prévio registro junto aos Tribunais Eleitorais respectivos  (para poderem ser divulgadas), temos, sim, total confiança de que correspondem a um trabalho sério, que busca mesmo retratar a situação do momento na intenção de votos dos eleitores. Falha técnica pode existir, de tal ordem que esses Institutos apressam-se em informar a margem de erro a que estão sujeitas.

Nenhum dos institutos que realizam  essas pesquisas quer cometer erro (salvo o da margem anunciada), muito menos falsear  resultado. Esses institutos, normalmente de nome nacional, o que mais pretendem é confirmar ou aumentar a credibilidade de seus nomes exatamente em função da maior proximidade dos números mostrados nas pesquisas com os resultados       reais que estão por sair das urnas. Temos dito também ao mesmo porteiro que não devemos ser como aqueles que só acreditam nas pesquisas que trazem  os resultados que lhes interessam!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube