Fechar

logo

Fechar

Coluna de Mário Tourinho: Aos candidatos a prefeito, via Giovanni Meireles

Mário Tourinho. Publicado em 29 de setembro de 2020 às 23:23

No artigo anterior sugeri aos candidatos a prefeito lerem a matéria publicada na Revista Edificar nº 53, especificamente a reportagem “João Pessoa do Futuro –  Capital será mais madura e sustentável”.  E disse sobre a mensagem do jornalista Giovanni Meireles chamando a atenção e questionando para o seguinte:

“Tomei grande susto quando vi que depois de ´urbanismo tático´, a nova palavra da moda pós-pandemia será ´ruas completas´; muito bom para a Europa já acostumada a andar de bicicleta desde o século 18, cabendo perguntar: são adaptáveis à nossa realidade?”. Prometi que, neste texto, emitiria meu pensar a respeito, fazendo-o agora.

Pois, bem! Os conceitos de “urbanismo tático” e “ruas completas” devem também ser avaliados pelos candidatos a prefeito. Sobre “ruas completas”, destaco um objetivo: priorizar os deslocamentos realizados por transporte coletivo, a pé e de bicicleta. E foi em relação a este último aspecto que Giovanni Meireles questionou: – é adaptável à nossa realidade? 

Na Europa, sobretudo na cidade de Amsterdã (Holanda), muito conhecida como a “cidade das bicicletas”, a temperatura climática preponderante vai dos 2 a 17 graus, bem diferente, portanto, das temperaturas prevalecentes por estas terras do Nordeste do Brasil.

Entretanto, a cidade europeia que tem, nestes tempos, mais se focado no conceito “ruas completas”, é a canadense Toronto. Corresponde, pois, também, a uma outra realidade bem diferente da vivida aqui em João Pessoa, primeiramente no aspecto populacional que lá já está próximo dos 3 milhões de habitantes e, em segundo lugar, igualmente em relação ao clima, vez que no inverno às vezes chega a  -5 (cinco graus negativos), enquanto no verão a temperatura média é de 21 graus.

Em ambientes assim, com temperatura amena, deve ser muito bom deslocar-se pra escola, trabalho e outras finalidades, de bicicleta. Há imagens de Amsterdã mostrando cidadãos de paletó, gravata  e casaco, usando bicicleta (meio de transporte este em relação ao  qual as respectivas pistas contam com sinalização de trânsito específica).

Por estas e outras, respondi pra Giovanni Meireles ser minha expectativa a de que o prefeito eleito, juntamente com os vereadores também eleitos, encorajem-se a articularem-se com o governador e os deputados estaduais para    debater sobre a pertinência, ou não, de estudar-se a mudança da capital  do estado para o centro geográfico paraibano, forma vital para promover-se a interiorização do desenvolvimento. E, ai…

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube