Fechar

logo

Fechar

Coluna de Josemir Camilo: A Posse dos Três Mosqueteiros

Josemir Camilo. Publicado em 17 de maio de 2019 às 22:20

Por Josemir Camilo

Quase vésperas de São João, a Academia ousa realizar uma audaciosa sessão solene, por premência, tanto de calendário, como de decisões dos acadêmicos eleitos. Esta posse nos enriquece, pelo já longevo desempenho de ativista cultural de João Dantas, pela produção poética, já, em oito publicações, de José Edmilson, além da militância cultural e científica que nos traz o acadêmico Daniel Duarte. E todos os três são membros do Instituto Histórico de Campina Grande. A Academia não só preenche suas cadeiras vacantes, como eleva o nível de produção, bem como tem a plena certeza de que estes três mosqueteiros darão muito de si pela Academia, pela muita genuinidade de que são portadores

A academia continua em suas ações de intervenções, apoio e divulgação de atos, lançamentos e eventos literários na cidade. Está promovendo, nestes dias, mais uma eleição de candidatos a cadeiras vacantes, bem como procedendo eleição para uma nova Diretoria.

Bem ainda não nos refizemos das baixas que nosso quadro acadêmico vem sofrendo, eis que temos a lamentar o desaparecimento, de surpresa, de nossa querida confreira, Rosália de Aragão Ribeiro, fundadora da Cadeira, que tem como Patrono, seu próprio pai, o grande e imortal Hortênsio Ribeiro, e em breve agilizaremos eleição para que sua memória, bem como a de seu genitor, se perpetue.

Buscando manter viva a guarda da memória dos pretéritos, é que a atual Diretoria, abriu inscrições para quatro cadeiras vacantes, obtendo uma atração de sete candidatos. Ainda nos restam outras cadeiras, cujo processo de inscrição deverá ser aberto no início do próximo ano, pois um processo de eleição leva a muitas atividades burocráticas e ajustes de calendários. A Academia tem o sagrado dever de preencher, no próximo ano, estas quatro cadeiras, para que imortais confrades e Patronos respectivos não fiquem ao relento, no esquecimento.

Ao mesmo tempo que demos início ao processo de renovação da Diretoria, tendo sido apresentada uma única chapa, demos, também, início às mudanças do Estatuto, nomeando uma Comissão para tal fim.

Assim, em dois anos desta Diretoria, são oito novos acadêmicos, que darão continuidade à obra lançada por Amaury Vasconcelos e Aluízio Campos, num já longínquo abril de 1981.

Pretendi, aqui, fazer um relato curto, burocrático, diante da enorme tarefa que o a Academia tem enfrentado, como as duas eleições, marcadas para o dia 07de junho, haverá outro Mosqueteiro a apresentar armas e bagagens, o acadêmico José Arimatea Sousa, que tomará posse, no dia 27 de maio, às 20:00 hs, no Auditório do Fórum Afonso Campos. Além disto, a Academia patrocinará o lançamento do livro deste que vos fala: “Perfil Biográfico de Afonso Rodrigues de Souza Campos”, no dia 13 de junho, no Auditório do Fórum que leva seu nome. Toda esta febril atividade será concluída, neste semestre, com a posse da nova diretoria, no dia 29 de junho, no Sítio Vila São João.

Sejam bem-vindos, por suas andanças no teatro e no cordel, João Dantas; pelos excelentes poemas de Edmilson e pela agradável fusão de ciência, história e literatura, de Daniel Duarte. A Academia abre suas portas e confia em que não medirão esforços para obtermos uma sede permanente. Avante, Mosqueteiros, o Jardim de Academus da Serra da Borborema, os acolhe, espadachins da cultura do Compartimento da Borborema! Bem-vindos!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Josemir Camilo
Josemir Camilo

* PhD em História pela UFPE, professor aposentado da UFPB, membro do Instituto Histórico de Campina Grande.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube