Fechar

logo

Fechar

Coluna de Fábio Agra: Uma marco científico desconhecido por CG que serve ao mundo

Fábio Agra de Medeiros. Publicado em 25 de novembro de 2018 às 11:08

 

Foto: Codecom/CG

Foto: Codecom/CG

*Por Fábio Agra de Medeiros

Em julho de 2017, a Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, aceitou e publicou importante artigo, cujo título é: “RODOLPHO VON IHERING E A COMISSÃO TÉCNICA DE PISCICULTURA DO NORDESTE: A DESCOBERTA DA TÉCNICA DA HIPOFISAÇÃO NO AÇUDE BODOCONGÓ EM CAMPINA GRANDE-PB (1934-1935)” das autoras Erika Derquiane Cavalcante, Mestra em Desenvolvimento Regional – UEPB/UFCG e Maria Ida Steinmuller, Pesquisadora do Instituto Histórico de Campina Grande – IHCG, Professora Especialista em Agribusiness, Administradora e primeira Presidente do Instituto Histórico de Campina Grande- IHCG “Casa Elpídio de Almeida” (2012-2016).

No corrente ano foi lançado o Livro “Um século de secas: por que as políticas hídricas não transformaram o Semiárido brasileiro? Sendo os autores Dr. Humberto Alves Barbosa, Coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS – http://www.lapismet.com.br) e Dra. Catarina de Oliveira Buriti, Pesquisadora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA – Brasil). Um capítulo também foi dedicado a esse grande Zoólogo, relatando sua fantástica realização, quando conseguiu promover a primeira reprodução artificial de um peixe de água doce.

O fato é que esses pesquisadores estão de parabéns por resgatarem um período da história de Campina Grande que poucos conheciam e principalmente homenageando Rodolfo von Lhering que ainda está injustiçado pela cidade e pelo estado da Paraíba. Eu sou Professor do componente curricular Aquicultura, no Campus II da UEPB e sempre tentei despertar a comunidade acadêmica nesse sentido. Fico feliz em ver o início do reconhecimento pelo extraordinário feito, pois só quem é do ramo da Piscicultura sabe a importância da produção de alevinos, em ambientes artificiais, para a produção aquícola e na promoção da alimentação mundial.

Vale a pena ler os artigos com profundidade e se deliciar nas suas páginas vivas e cheias de relatos que orgulha o já apaixonado povo campinense, e logo é sentida a longa demora e visualizado o vácuo histórico na falta de homenagem que uma descoberta de tamanha envergadura merecia. Quantos títulos de cidadão campinense questionáveis são dados por aqui e o Lhering e sua família não foram afagados como deveriam.

Um museu da Limnologia com seu nome, com todos seus estudos e apresentação da importância para a população das suas pesquisas, um título de cidadão campinense in memoriam e uma medalha de honra ao mérito pode soar muito, mas, é justo e nos coloca de volta na rota histórica da pesquisa e tecnologia que a cidade tão bem representa atualmente. Além disso, poderá se tornar em mais um equipamento de turismo histórico, enriquecendo nossa cultura.

Quero externar minha gratidão a esses pesquisadores em nome da família de Rodolfo de von Lhering e no nome da minha família Agra também, pois tive uma grata surpresa ao ver que na fazenda Simão (atualmente Maria da Luz) do meu bisavô, Josino Agra, também houve pesquisas. Será apenas o começo de um legado despertado após longos anos e a futura geração agradecerá pela disponibilização, fundamental na inspiração de futuros pesquisadores, técnicos, produtores rurais e diretores de cinema e televisão, fechando um ciclo que se encontrava aberto. Campina agora pode cantar mais alto uma das suas músicas prediletas: Bodocongó.

*Prof Dr. DAA/CCAA/UEPB e atual Secretário de Agricultura de Campina Grande-PB

 

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Fábio Agra de Medeiros
Fábio Agra de Medeiros

Professor Doutor da Universidade Estadual da Paraíba.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube