...

Campina Grande - PB

Coluna de Evaldo Gonçalves: Termo de Cabaceiras

09/04/2018 às 10:46

Fonte: Da Redação

* Por Evaldo Gonçalves

O jornalista Assis Costa, plural em suas atividades e único no diferenciado cultivo de suas amizades, me fez chegar o novo Livro do Pe. João Jorge Riatveld, O Antigo Termo de Cabaceiras, de leitura indispensável para quem deseja conhecer a História do Cariri paraibano.

O Livro não só se detém na citação de fatos históricos daquele Termo. É insuperável no relato de fatos comprovados em Livros e Documentos, rico em ilustrações sobre os costumes de gerações e desenhos rupestres do Lagedo do Pai Mateus, datados de 1643.

Por conta dessas ilustrações, recentemente, o Lagedo do Pai Mateus, por conta dessas pinturas rupestres, foi considerado um dos primeiros sinais do Homem Caririzeiro, do qual somos todos descendentes. O Livro do Antigo Termo de Cabaceiras é obra basilar, em termo de Pesquisa Histórica, condição que o coloca entre os melhores pela autenticidade das fontes investigadas e dimensão do universo pesquisado.

Tudo no Antigo Termo de Cabaceiras é definitivo, bastando para prova-lo repetir aqui parte de sua extensa Bibliografia: de Antônio Pereira de Almeida: Velhos Troncos de Cabaceiras; Manoel Benício: O Rei dos Jagunços; Ana Amélia: Intervenção na Casa de Caridade Padre Ibiapina; L. Denis: Cabaceiras; José Leal: Vale de Travessia; Tarzisio Medeiros: Nas Trilhas do Sertão; C. Medeiros: Conquista do Sertão; Diogo Nunes: A Feira de Cabaceiras; Ana Cláudia: Cabaceiras: Cidade Turística; Maria da Paz: A História de São Domingos; Fernanda de Farias: Festa dos Reis em Cabaceiras; Luiz Carlos: Museu Histórico e Cultural de Cabaceiras; Orlando Souza: O Reisado em Cabaceiras; João Lira Tavares :Apontamentos para a História da Paraíba.

Penitenciando-me por essa extensa lista de fontes bibliográficas do Antigo Termo de Cabaceiras, porém, conformado, confesso: só assim, conseguiria superar minhas notórias limitações para exaltar a mais nova obra do Pe. João Jorge Rietveld. Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

* Membro da APL e do IHGP

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons