Fechar

logo

Fechar

Coluna de Estevam Fernandes: Lágrimas e Esperança!

Estevam Fernandes. Publicado em 24 de março de 2019 às 18:33

Ninguém, nessa vida, está isento de dissabores e provações. Nossa condição humana encerra em si uma pré-disposição para o sofrimento. O fato é que nenhum de nós tem imunidade contra as adversidades. Simplesmente elas veem e nos lembram de que somos humanos, portanto, vulneráveis.

A ilusão de viver sem problemas implicará, sempre, em uma grande desilusão, que é uma forma de sofrimento emocional. Nas estradas da vida, por onde nossa existência vai desenhando a sua trajetória, nunca faltarão espinhos, todavia, flores também não hão de faltar.

Não obstante o sofrimento ser uma experiência inerente à condição humana, cada pessoa lida com ele de maneira diferente, porque cada um é quem sabe da sua dor, sabe interpretar suas lágrimas e conhece os seus limites e sensibilidade.

Alguns enfrentam suas dores com serenidade e determinação, sabendo que haverá uma saída, sendo capazes de fazer do sofrimento um degrau para o crescimento interior e fortalecimento da alma, pois descobrem em si mesmos forças para a superação e não se dão por vencidos; outros, porém, abatem-se facilmente e logo se deixam afogar nas lágrimas da melancolia e da prostração.

São pessoas fracas, pensam e reagem como perdedores.Uma grande verdade é que a história da nossa vida é a história das nossas decisões. Todas as vezes que tomamos uma decisão, alteramos o nosso futuro. Portanto, devemos tomar decisões que nos ajudem a enfrentar as lutas e as provações com a firme determinação de supera-las.

É preciso ter uma mentalidade de vencedor e não de fracassado. Se é verdade que não podemos evitar as adversidades, também é verdade que podemos decidir que elas não colocarão um ponto final em nossos sonhos. Toda vitória começa dentro de nós, em nossa mente.

Quem se vê como fraco e pequeno por dentro, como enfrentará e vencerá os grandes desafios que a vida lhe reserva? Outra verdade é que amar é uma decisão! Perdoar é uma decisão! Levantar-se e enxugar as lágrimas é também uma decisão! Não ficar refém do medo e seguir vivendo é outra importante decisão.

Diante do sofrimento e da dor que nos machuca, é preciso acreditar na vida, amar a si, abraçar a esperança e confiar em Deus. São decisões vitais que ajudam a superar as dores do presente e abrem as portas para um futuro melhor.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Estevam Fernandes
Estevam Fernandes

Sociólogo, filósofo e pastor da 1ª Igreja Batista de João Pessoa.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube