Fechar

logo

Fechar

Coluna de Estevam Fernandes: Alma de Guerreiro

Estevam Fernandes. Publicado em 31 de março de 2019 às 20:02

Quem quiser vencer na vida e conquistar seus sonhos precisa ter coragem para correr riscos. A vida é um desafio constante e, de vez em quando, convida-nos a uma mudança radical para que a rotina enfadonha dê lugar ao novo e aos aromas de um novo tempo.

Correr riscos implica sair da zona de conforto, parar de racionalizar sobre o futuro, entendendo a impossibilidade de manipulá-lo.

Geralmente, os calculistas e os que simpatizam demais com a previsibilidade não experimentam mudanças profundas no curso da sua existência, nem sentem o sabor das experiências novas, porque não gostam de correr riscos. Às vezes, precisaremos provocar o novo que se esconde dentro de nós, tornando-nos desbravadores de nós mesmos.

O fato é que nossa existência não é retilínea. Ela é uma estrada cheia de curvas e de surpresas e o inesperado nos aguarda em uma curva qualquer dessa estrada. O incerto pode nos surpreender completamente, ele caminha conosco, mesmo que tenhamos um mapa nas mãos. As surpresas fazem parte da geografia da vida, pois são inevitáveis.

Nenhuma paisagem geográfica se presta tanto a representar a nossa condição humana como a de uma cordilheira com os seus altos e baixos. Viver é aprender a escalar montanhas, atingir alturas, superar obstáculos. Contudo, também, é sobreviver às quedas.

É ser alpinista e desbravador; agricultor e semente; predador e preservador ao mesmo tempo. Viver exige coragem para que a vida não se torne uma experiência melancólica, semelhante a uma tarde de inverno sem o brilho do sol.

Quem deseja se tornar um vencedor, precisa ter a alma de um desbravador, os olhos de um alpinista e a coragem de um guerreiro. O desbravador sempre encontra tesouros escondidos; o alpinista alcança lugares altos; e o guerreiro está sempre em busca de novas conquistas.

Certa ocasião, Jesus disse a um homem paralítico: Levanta-te e anda. Muitas vezes, a paralisia está na alma, em nossa interioridade. É lamentável conviver com pessoas acomodadas dentro de si mesmas. Quem tem a alma de guerreiro luta sempre!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Estevam Fernandes
Estevam Fernandes

Sociólogo, filósofo e pastor da 1ª Igreja Batista de João Pessoa.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube