Fechar

logo
logo

Fechar

Coluna de Alexandre Moura: World Ctrl nos Estados Unidos

Alexandre Moura. Publicado em 27 de setembro de 2019 às 12:27

No mês que vem, entre os dias 20 e 24, na cidade de Orlando, Estados Unidos, acontecerá a edição 2019 do Gartner IT Symposium/Xpo™, principal evento mundial de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Como já escrevi neste espaço anteriormente, Campina Grande estará presente (no Stand do “Brasil IT”), através da plataforma “World Ctrl Express Mobile”, desenvolvida pela empresa de base tecnológica “CGS Consultoria e Sistemas”, sediada em nossa cidade.

Vale destacar que o World Ctrl já foi lançado nos Estados Unidos, em evento realizado na cidade de Nova York. O produto tem foco inicial no segmento de Agências de Turismo, mas a solução é facilmente aplicável em outros segmentos, a exemplo do Educacional.

Estarei em Orlando, conferindo e apoiando, a participação da CGS no Gartner IT Symposium/Xpo™.

As Cinco Primeiras em Inovação

Matéria divulgada pela Agência Internacional de Noticias Reuters, listou as principais “instituições de pesquisa mais inovadoras do mundo”. Foram analisadas cerca de “600 organizações, em nível mundial, que contribuem para Inovação e Desenvolvimento de Novas Tecnologias”.

O critério utilizado pela Reuters levou em consideração que as entidades de pesquisa, “tivessem um mínimo de 50 patentes registradas na OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual, no período 2012-2017”. Das cerca de 600 entidades analisadas, a lista contemplou as 25 mais inovadoras.

Para efeito de amostragem, apresentamos as cinco primeiras. Em primeiro lugar ficou a United States Department of Health and Human Services, dos Estados Unidos; Em segundo a Fraunhofer Society da Alemanha; Em terceiro a CEA – Comissão de Energias Alternativas e Energia Atômica, da França; Em quarto lugar, a JST – Japan Science & Technology Agency, do Japão e fechando a lista das cinco, em quinto lugar, a Agency for Science Technology and Research, de Cingapura.

O total de patentes registradas no período analisado, pelas cinco primeiras colocadas, chegou ao impressionante número de 6.408!

5G

Nos últimos meses estamos ouvindo e lendo, cada vez mais sobre “Rede de Telefonia Celular 5G”. Mas o que vem a ser isso? E qual impacto sua implantação terá sobre nós usuários?

Bem, de forma rápida, vamos a algumas explicações.  “5G” significa a quinta geração de redes de telefonia celular (hoje no Brasil utilizamos as redes “3G e 4G”, ou seja, as de terceira e quarta gerações). A rede “1G” (Primeira Geração), obviamente, foi a primeira a ser instalada e a “2G” a segunda.

A cada nova geração de rede são acrescentadas vantagens sobre a anterior, particularmente e principalmente, no tocante a “velocidade de transmissão de dados e acesso a serviços na Internet”. Por exemplo, nas redes 4G, a velocidade de download (baixar os arquivos) varia entre 3 e 5 Mbps (megabits por segundo), bem maior que na 3G que é limitada a dois Mbps.

5G (II)

Já a velocidade (prometida) pelas redes 5G vai até 20.480 Mbps! Assim, a “nova rede 5G” além de velocidade extremamente maior (facilitando baixar vídeos, utilizar e aproveitar melhor a “Internet das Coisas”, fazer chamadas de vídeo e usar redes sociais de forma muito mais rápida e eficiente) vai também, suportar um maior número de usuários ao mesmo tempo.

Por exemplo, nas redes 3G, “uma torre de telefonia celular até 100 pessoas podem compartilhar o sinal e receber um serviço de boa qualidade”, já uma torre operando em uma rede 4G, este numero chega a “400 pessoas com o mesmo padrão de qualidade”.

Com o advento das redes 5G, em tese, este número vai atingir a casa dos milhares, mas por outro lado, será necessária uma maior quantidade de antenas (de porte bem menor), para uma boa qualidade de transmissão. Na realidade, não são antenas (aquelas torres bem grandes e altas) como conhecemos hoje e sim, pequenos equipamentos que podem até, ser instalados nos postes hoje existentes nas cidades.

É aguardar e ver, como será a realidade desta nova tecnologia, que em breve, estará disponível no Brasil.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube