...

Campina Grande - PB

Chico: Cronista ou Historiador?

19/05/2017 às 21:51

Fonte: Da Redação

Quem tem o privilégio de ler Chico Maria, consagrado Escritor paraibano, se defronta com dificuldades em concluir se está diante de um Cronista, ou de um Historiador. Ainda, tais evidências não escondem o Poeta, face ao lirismo de seus personagens populares que permeiam os cenários lúdicos de Campina.

É forçoso concluir que Chico Maria empresta às suas crônicas realismos tais que, ao redigi-las, confere-lhes verdade histórica, exalta a poética e os valores culturais de quantos personagens populares, ou cultos, povoam seus textos.

Tais constatações se impuseram quando das homenagens prestadas pela FIEP e os familiares a José Pedrosa, culminando com o lançamento da Biografia do saudoso Livreiro, coordenado por Pedrosa Filho. Chico Maria fez a saudação principal.

Nesse documento, Chico Maria está presente em suas dimensões: o Historiador Campinense, o Poeta Lírico e o grande Cronista, desempenhando seu múltiplo papel, sem esquecer seus compromissos com Campina Grande, dando-lhe o melhor de sua inteligência, na nobre missão de render-lhe as merecidas homenagens.

Pedrosa, o grande Livreiro, lhe serviu de inspiração, bem como todos os campinenses citados. Fiel aos seus valores populares, que fizeram e fazem a grandeza cultural campinense, Chico Maria escreveu mais uma de suas escolhidas páginas sobre a História de Campina Grande.

Agradeci mais uma vez aos Céus a oportunidade de estar presente a tão preciosos momentos da História da Cidade, e poder abraçar inúmeros amigos, ex-alunos e colegas de Magistério, valorosos Parceiros do Tempo, que, juntos, ajudámos a escrever, também, inesquecíveis capítulos da História de Campina Grande.

Uma ausência a lamentar: estaria presente nas cadeiras da primeira fila para aplaudir Chico Maria e Pedrosa, o companheiro de geração, Hélio Soares. Com certeza, protagonizaria prolongados e emocionados aplausos.

Chico Maria é Historiador, Poeta ou Cronista? Somam-se, nele, as três identidades, habilitando-o ao convívio dos cenários acadêmicos, aqui e alhures.

Evaldo Gonçalves é da APL e IHGP

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons