...

Campina Grande - PB

“Celular na Lua”

18/08/2017 às 9:48

Fonte: Da Redação

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Segundo matéria publicada na revista “Aero Magazine”, especializada em aviação e espaço, a Startup (empresa iniciante) alemã Part Time Scientists, tem um projeto para instalar “uma estação-base de celular na Lua para retransmitir os sinais de telefonia celular oriundos de nosso satélite natural”.

A tecnologia a ser utilizada é a LTE, largamente empregada nas comunicações móveis “terrenas”.

A ideia, que inicialmente pode parecer maluca, é permitir que os astronautas, que em breve devem retomar as viagens lunares, possam ter mais um meio de comunicação simples e eficiente, com a Terra, inclusive com seus familiares.

Segundo técnicos da empresa alemã, “a manutenção das estações-base LTE na Lua ficarão a cargo da empresa multinacional inglesa de telefonia Vodafone”.

Caso o cronograma divulgado seja cumprido, em 2020, a primeira estão-base na Lua estará em funcionamento.

Rio Info 2017

Em sua décima quinta edição, o Rio Info é hoje, considerado o principal evento dedicado à Tecnologia da Informação (TI) realizado no Brasil.

Segundo os organizadores, o encontro anual, “reúne empresários, acadêmicos e profissionais que buscam novas oportunidades de mercado e realização de negócios, sendo ainda, um espaço para apresentação de novas ideias e troca de experiências”.

A edição deste ano vai acontecer no período de 25 a 27 de setembro e terá como foco, a apresentação das inovações tecnológicas recentes e no debate sobre o futuro do setor de TI brasileiro.

Rio Info 2017 (II)

Um dos temas que serão debatidos no Rio Info 2017, é sobre o “jornalismo de hoje”, que “não é o mesmo de 50 anos atrás”. Nem mesmo, de 30, 20, 10 anos ou até o do ano passado!

As mudanças estão cada vez mais rápidas, mesclando tecnologia, informação “instantânea e a abertura natural que a comunicação ganhou, com as redes sociais e o uso maciço de smartphones, pela população”.

É necessário que os jornalistas (e as empresas de jornalismo onde trabalham), entendam este fenômeno, se reinventem diariamente e estejam em sintonia com as novas formas de criar conteúdo e divulga-lo para seu público-alvo, de forma imediata, com qualidade e eficientemente.

Rio Info 2017 (III)

Outro tema que será discutido, exaustivamente, é a chamada “Indústria 4.0”.

De forma semelhante ao “ambiente do jornalismo”, as empresas e os empresários evidentemente, estão cada vez mais envolvidos com um grande volume de dados disponíveis diariamente, com acesso fácil e com baixo custo da computação de alto desempenho, avanços significativos em modelos de visão computacional aplicado aos negócios e gestão do conhecimento e da informação, além do uso cada vez mais intenso de robôs e de sistemas de Inteligência Artificial (IA).

A IA, por exemplo, é cada vez mais adotada na indústria e nos serviços, provocando assim, uma nova revolução industrial.

Segundo os organizadores do RIO Info 2017, no evento deste ano serão apresentadas diversas tecnologias existentes em nível de “hardware e software”, estudos de casos de várias empresas dos mais diversos segmentos e os conceitos necessários para entender estes novos paradigmas que estão impactando a forma de fazer negócios no século XXI.

(*) Engenheiro Eletrônico

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons