Fechar

logo
logo

Fechar

Cata-Livros: sebo é sabedoria

Noaldo Ribeiro. Publicado em 21 de junho de 2022 às 10:47

Um estudioso, cujo nome me foge a memória, dizia que o que se discute atualmente, normalmente foi pensado num passado longínquo. Ele referia-se as reflexões de filósofos e cientistas que elaboraram teses e teorias que perpassaram o tempo, sendo, por conseguinte, contemporâneas.

Essas relíquias intelectuais se encontram nos livros, em certos casos, necessitando de restauro e outros cuidados. Eles são equivalentes a verdadeiros tesouros. Enquanto tais, carecendo de guardiões que promovam seu destino correto.

O guardião, no caso, não é apenas aquele que guarda. É aquele que cata livros. Aliás – se colocarmos um hífen – esta é a denominação do Sebo mais conhecido da cidade, abstraindo, é claro, os pioneiros do início do século passado.

Sendo casado com a filha de Benjamim Capistrano, famoso sebista potiguar, Ronaldo Andrade, tomou gosto pelos livros e, no momento em que o saudoso Inácio de Loyola mostrou disposição em passa a frente o seu pequeno sebo, Ronaldo o adquiriu, desde 1986, o transformando não somente no seu ganha-pão, mas numa nobre paixão.

Com disposição, apostou todas as suas fichas no ramo e estima que o seu estoque de obras alcança a casa dos 50 mil exemplares. Eles não são decorativos. Estudantes, professores, pesquisadores e a mais fina intelectualidade de Campina passa no Cata-Livros de Ronaldo, convertendo-o numa referência para os amantes da leitura.

Nesses tempos de robôs, inteligência artificial e metaverso. Nesses tempos em que o protótipo é mais importante que o real. Nessa inevitável e irreversível viagem com destino ao futuro, já pós-modernamente presente, o sebo se consubstancia como um foco. Foco de conhecimento. Foco de convergência dos que primam pela sabedoria.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Noaldo Ribeiro
Noaldo Ribeiro

* Sociólogo.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube