Fechar

logo
logo

Fechar

“Campus Day” em Campina Grande

Alexandre Moura. Publicado em 19 de novembro de 2021 às 7:58

No próximo dia 4 de dezembro, vai acontecer uma edição do Campus Day, em Campina Grande, Paraíba. O evento será realizado no Centro de Convenções da FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, sendo organizado e promovido, pelo SEBRAE, contando com o apoio do “Ecossistema de Tecnologia e Inovação” da cidade.

O evento internacional Campus Day (um “formato compacto” do tradicional Campus Party) tem como objetivo “reunir e conectar universitários, empreendedores e jornalistas, interessados em tecnologia, inovação, mídias digitais e empreendedorismo”. Oferecendo ainda, oportunidades de desenvolver networking, promover a geração de novos negócios e criação de startups.

O “Campus Day Campina Grande” acontece em um momento especial para a comunidade local de tecnologia e inovação. A cidade, recentemente, foi escolhida pala UNESCO como Cidade Criativa, na Categoria “Artes Midiáticas”.

Campus Day” em Campina Grande (II)

No evento vão acontecer palestras e painéis temáticos, com especialistas locais e nacionais. A abertura será às 9h com o Painel: “Ecossistema de Inovação x Ecossistema Empreendedor”.

Terá também um “Ideiathon” – palavra derivada do termo Hackathon, conhecida competição em que estudantes e profissionais, que estão ligados ao desenvolvimento de software, se reúnem com o objetivo de criar soluções específicas para um desafio proposto – com o tema: “Geração de Renda através de Artes Midiáticas”.

Dentre os painéis que serão apresentados pelas equipes locais, estão: “O Empreendedorismo Universitário inovador como impulsionador científico, tecnológico e econômico”; “Soluções Tecnológicas para a área da Saúde”; “Modelos de Negócios para Startups do Semiárido”; e “Desenvolvimento Tecnológico: Captação e Execução de Projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)”.

Mais informações e inscrições, no endereço https://brasil.campus-party.org/

INCODAY 2021 – Inscrições Abertas

As inscrições para o “INCODAY 2021” já estão abertas. A BraFIP – Associação Brasileira para a Promoção da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Cooperação, promove o INCODAY – International Cooperation Day, edição 2021, nos próximos dias 01 e 02 de dezembro de 2021, na cidade de Goiânia, Goiás.

O evento contará com diversas palestras internacionais, além da apresentação das ideias selecionadas ao longo de 2021, da “Chamada de Ideias BraFIP”.

Confira a programação completa e faça sua inscrição (que é gratuita) no endereço http://tiny.cc/incoday2021

O INCODAY será hibrido, com as opções de participar de forma presencial ou online (pela Internet). A escolha é feita no ato da inscrição. Vale a pena participar!

Falta de Chips

O problema, em nível mundial, da falta de “Chips de silício”, largamente utilizados em computadores, continua afetando as indústrias em todos os países. Particularmente, a indústria automobilística, de computadores, de defesa e de videogames, tem sofrido bastante e tudo indica que só no primeiro trimestre do ano que vem, a situação deve estar resolvida ou pelo menos, minimizada.

Para que essa situação não se repita no futuro (pelo menos na indústria americana), o Governo dos Estados Unidos está “recomendando” que a INTEL Corp (uma das empresas gigantes do segmento de Chips) cancele seu projeto (em andamento) de instalação de uma nova fábrica destes vitais componentes na China, e a instale em território americano.

A “sugestão” do governo é que a INTEL produza os processadores (Chips) “em território estadunidense ou europeu” (em países aliados dos Estados Unidos, a exemplo da Inglaterra e Alemanha).

Outro movimento em sentido semelhante vem do Governo do Japão que tem incentivado a SONY (conhecida empresa japonesa de tecnologia), a instalar uma fabrica de processadores no Japão, em parceria com a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) uma das gigantes do setor e que tem sede em Taiwan.

A ideia é diminuir, bastante, a dependência dos chips produzidos na China e assim, eliminar os riscos de desabastecimento que tem afetado as empresas japonesas nos últimos meses, de forma semelhante às americanas.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube