Fechar

Fechar

Campina, Sempre Grande!

Evaldo Gonçalves. Publicado em 9 de julho de 2017 às 18:01

 

Por: Evaldo Gonçalves*

Não há como não admirar Campina, sua História e a bravura do seu povo. Desde suas origens, vem desafiando os obstáculos da natureza, construindo uma civilização referta de desafios, numa luta secular do Homem e o seu respectivo Meio.

Fincou-se no Planalto da Borborema, acidente geográfico privado da existência indispensável da água, lutando contra esse obstáculo maior, desde suas origens.   Somente agora, com o milagre das águas do São Francisco, terá tranquilidade de abastecimento pleno do precioso líquido.  

Durante séculos, lutou bravamente contra a hostilidade do meio, e se transformou por si própria e a audácia de seus Pioneiros, a começar pelos valentes Tropeiros, a capital do Nordeste, sendo centro fornecedor de matérias primas e serviços essenciais para a Região.

Ainda hoje, é exemplo de Pioneirismo e Audácia, através da implantação de Centro Universitário e endereço seguro para atendimento das necessidades da saúde, além de Capital abastecedora de toda a Região. Não satisfeita, tornou-se a capital da Música Sertaneja, eternizando o Forró e a genialidade colossal de nossa fortuna artística com a divulgação da riqueza inigualável do nosso Cancioneiro musical.

O maior São João do Mundo, ideia e implantação do Administrador e Poeta Ronaldo Cunha Lima, serviu de experiência vitoriosa e pioneira para outras cidades nordestinas, sendo, hoje, festa constante de todos os calendários nacionais, originária da louvável e desafiadora iniciativa da gente campinense, imbatível e insuperável em seu portentoso arrojo e admirável originalidade.

Ao cabo da jornada, a consciência me diz que procurei dar à Campina Grande, como seu filho adotivo, no exercício das responsabilidades que me foram delegadas, durante a trajetória de modesto servidor público, o melhor desempenho para o seu progresso e desenvolvimento civilizatórios.  

Em suma, procurei ser fiel intérprete das aspirações campinenses, sentindo-me feliz pelo que pude realizar por Campina, sempre Grande na sua Missão Criadora.

*Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube