Fechar

Fechar

Campina: novos Tropeiros?

Evaldo Gonçalves. Publicado em 29 de março de 2017 às 8:03

Por Evaldo Gonçalves (*)

Tenho insistido na missão de lembrar homenagens devidas por Campina Grande a todos quantos, e foram muitos, deram prosseguimento à obra pioneira dos Tropeiros da Borborema, sem a qual jamais teria chegado à privilegiada posição que hoje ocupa de Cidade Capital Regional.

A todos seus inúmeros benfeitores, ao longo de sua História, Campina Grande há de fazer justiça, e, como são numerosos, destacarei, agora, somente três dos seus maiores filhos, lamentavelmente desaparecidos, em áreas diferentes de atuação, numa pequena amostra da grandiosidade dos desafios que venceram.

Quem mais pioneiro nos seus empreendimentos, todos arrojados e desafiadores, do que Edvaldo Souza do Ó, Humberto Almeida e José Cavalcanti Pedrosa?   Este foi um desbravador na sublime missão de Livreiro, transformando sua Livraria em uma Casa, sobretudo da Cultura, abrigo de todos os intelectuais de Campina Grande, do Estado da Paraíba e do País. Agora mesmo, José Pedrosa Filho está lançando um portentoso livro com sua biografia.

Humberto Almeida preteriu a tradição de excelentes médicos da família, a começar do seu saudoso pai, Doutor Elpídio de Almeida, e transformou-se num empreendedor da Indústria de produtos químicos, criando a CANDE, respondendo com intrepidez desusada à demanda da época em tecnologias inovadoras.

Edvaldo do Ó, este bravo e destemido Tropeiro, como os demais citados, revolucionou Campina Grande, dando-lhe Universidade, Comunicação, Energia e abastecimento d’água, conquistas essas  indispensáveis ao seu progresso, sem as quais não teria chegado ao seu  desenvolvimento.

O que pretendo lembrar é que dos três valorosos campinenses, só um, o Livreiro Pedrosa, está tendo sua vida e seus feitos criteriosamente resgatados com o Livro, José Pedrosa, O Livreiro: Homem que amava os livros. Estão faltando duas Biografias: a de Edvaldo Souza do Ó e a de Humberto Almeida para continuarmos cultuando suas respectivas Memórias, exaltando-os como Novos Tropeiros de Campina Grande.

(*) Membro da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube