Fechar

Fechar

Campina: Dique Social

Evaldo Gonçalves. Publicado em 22 de novembro de 2016 às 21:59

Tomo de empréstimo ao Cel. João Ferreira Filho, o título acima, objeto de mais um dos seus abalizados pronunciamentos sobre o desafio da seca no semiárido nordestino, com especial atenção para a realidade hídrica da Paraíba.

É questão de destinação histórica: Campina  sempre exerceu essa função de Cidade-Serviço no seu permanente acolhimento aos tropeiros, a princípio, e aos comerciantes audazes que, do interior nordestino se deslocaram para lá, dando início à sua trajetória de Centro abastecedor de demandas diversificadas.

Não lhe foi fácil, superar uma dificuldade inata, também de todo o nordeste brasileiro: não lhe eram abundantes os recursos hídricos. Padecia, e padece, ainda, das fontes de água indispensáveis ao consumo de seus habitantes, lamentavelmente.

Puxinanã, Vaca Brava e Boqueirão fizeram a sua parte. Enquanto puderam, sustentaram as demandas hídricas, e ajudaram a construir avanços civilizatórios, exercendo, no entendimento do Cel Ferreira, um verdadeiro dique social de que se beneficiaram inúmeras cidades paraibanas, inclusive, João Pessoa.

Os recursos necessários à Transposição do Rio São Francisco foram malbaratados, e a conclusão das obras que deveriam ter sido concluídas, em 2010, foram postergadas para as Calendas Gregas.

Estamos sem soluções à vista.  Campina está perdendo inexoravelmente sua excepcional condição de Cidade Dique Social da Paraíba, acolhendo aos que sempre a procuraram como destino seguro de conquista e promoção econômico-social.

Investimentos do Governo Federal que poderiam ter sido adiados, dada a sua pouca função desenvolvimentista, não o foram, e os recursos neles gastos, e mal utilizados, poderiam ter redimido toda uma região da pobreza e da insegurança social, à falta das águas abençoados do São Francisco.

A corrupção instaurou-se com tal dimensão neste País que, para os seus responsáveis, e são muitos, morrer de seda na terra de Canaã é problema menor e de nenhuma importância. Campina e o Nordeste que se explodam!!!

Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP 

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube