Fechar

logo

Fechar

Benedito Antonio Luciano: Semana da Eficiência Energética

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 26 de novembro de 2020 às 9:53

Entre os dias 26 e 29 de outubro de 2020, a empresa paulista Aranda Eventos reuniu no ambiente virtual especialistas das diferentes áreas cobertas por suas revistas para promover um grande debate, intitulado: Semana da Eficiência Energética.

Composto por uma série de quatro webinars, nesse evento foram apresentados e debatidos os seguintes temas: Redução de custos com energia elétrica no setor de saneamento; Gerenciamento do uso de energia elétrica na indústria de plásticos; Energia em data centers: onde estamos e para onde vamos; e Edificações: uso eficiente da energia e redução de custos.

No setor de saneamento, a redução dos custos com energia elétrica é de grande importância para as empresas de serviços de água e esgoto, pois elas respondem por 3% do consumo total desse tipo de energia no Brasil, a um custo na ordem de R$ 5 bilhões/ano.

Ademais, em algumas dessas empresas a despesa com energia elétrica pode superar o custo operacional com mão-de-obra, sendo a maior parcela dessa energia consumida no acionamento de motores utilizados nos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, assim como no tratamento de esgotos. Daí a importância da adoção de medidas de eficientização energética que reduzam perdas e eliminem desperdícios.

Nas indústrias de plásticos a energia elétrica é usada de forma intensiva nos processos térmicos. E como em todo processo de conversão de energia existem perdas associadas, nesse setor há um grande potencial de redução de custos mediante ações de eficientização energética. Em termos práticos, a energia elétrica é utilizada nos sistemas de ar-comprimido, refrigeração dos moldes, extrusoras, torres de resfriamento de água e iluminação.

Data center é a denominação genérica dos centros de processamento de dados: local onde estão concentrados os sistemas computacionais de uma empresa ou organização, como um sistema de telecomunicações ou sistema de armazenamento de dados.

A grande quantidade de computadores ligados simultaneamente nesses locais requer o uso intensivo de energia elétrica para mantê-los em funcionamento, de tal modo que, em média, um terço do custo de um data center é com energia elétrica.

Durante a apresentação do tema “Energia em data centers: onde estamos e para onde vamos”, o palestrante ilustrou a sua fala com um exemplo interessante: os cento e oitenta e oito milhões de seguidores do astro de futebol Cristiano Ronaldo são responsáveis pelo consumo de mais de vinte e quatro MWh de energia elétrica nos data centers.

A palestra sobre eficiência energética e redução de custos em edificações foi apresentada pelo professor Guilherme Filippo, da UNESP. Nela, ele destacou o consumo elevado de energia elétrica nos edifícios públicos e privados e a economia que pode ser alcançada mediante a adoção de ações de gestão energética baseadas em métricas e indicadores de desempenho específicos.

Gostei da forma segura como o palestrante inter-relacionou a abordagem analítica com estudos de casos. Entretanto, acho que ele deveria, também, ter correlacionado a redução do consumo de energia elétrica com aspectos arquitetônicos das edificações, tais como: envoltória, posição da fachada, sombreamento, ventilação e aproveitamento da iluminação natural.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube