Fechar

logo

Fechar

Benedito Antonio Luciano: Rock sinfônico

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 7 de fevereiro de 2020 às 12:00

Recentemente, resolvi rever o conteúdo de um DVD adquirido há cerca de vinte anos. Nesse DVD, intitulado “British Rock Symphony”, é apresentado um show de “rock sinfônico” realizado no interior da Inglaterra, ao ar livre, para uma plateia de aproximadamente quatro mil pessoas.

Para compor esse registro, gravado em 1999, foram reunidas dezoito releituras de grandes sucessos do rock britânico, gravados por grupos como Beatles, Procol Harum, Rolling Stones, The Who e Led Zeppelin.

No palco, montado em um parque belíssimo, a “British Rock Symphony”, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Sarajevo e coral, sob a regência de Keith Lewelson, iniciaram o concerto com um interlúdio, composto por fragmentos sonoros dos arranjos das músicas a serem apresentadas. 

Terminado o prelúdio, entrou no palco a cantora norte-americana Darlene Love para interpretar “Jumping Jack Flash”, uma das músicas mais conhecida dos Rolling Stones. Mais adiante, ela voltou para interpretar “Ruby Tuesday”, outra música dos Stones, e “Let it be”, dos Beatles, dividindo os vocais com Roger Daltrey, um dos membros da banda The Who. 

A segunda cantora a se apresentar foi Nikki Lamborn, contando com a participação inexpressiva de Paul Young no vocal, interpretando “Come together”, música lançada pelos Beatles no disco Abbey Road, lançado em setembro de 1969. Depois, cantando sozinha, ela interpretou, de forma brilhante, a música “Kashmir”, não deixando nada a dever à versão originalmente gravada pelo grupo Led Zeppelin. 

Posteriormente, ela voltou ao palco para interpretar aquela que talvez seja a mais famosa música gravada por Led Zeppelin, “Stairway to heaven”. Nessa versão, destaque para as participações do guitarrista Geoff Whitehorn (Procol Harum) e de Simon Towshend (The Who) no violão.

Destaque, também, para Gary Brooker (Procol Harum), acompanhado por Simon Towshend, ao violão, e Geoff Whitehorn, na guitarra, apresentando dois grandes sucessos gravados pelo grupo Procol Harum:  “Conquistador” e a famosíssima “A whiter shade of pale”, gravada por vários artistas.

Alice Cooper, feio e desengonçado, marcou presença, interpretando “Start me up”, um dos grandes sucessos dos Stones, e “5:15”, gravada originalmente por The Who, ambas acompanhadas por Roger Daltrey, no vocal, Geoff Whitehorn, na guitarra, e Zac Starkey, filho de Ringo Star, na bateria. 

Na minha opinião, a participação mais inexpressiva foi de Alvin Fields ao interpretar a famosa composição de John Lennon, “Imagine”, e ao tentar cantar, junto com os artistas participantes que retornaram ao palco, a última música apresentada no DVD, “With a little help from my friends (The Beatles, 1967) ”. 

Parece que para cantar, Alvin Fields, só mesmo com uma ajudinha dos amigos!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube