Fechar

logo

Fechar

Benedito Antonio Luciano: Publicações científicas

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 17 de setembro de 2020 às 10:20

Durante a sua formação como pesquisador, todos os postulantes ao título mais elevado no meio acadêmico, se veem obrigados a publicar os resultados de suas pesquisas em periódicos de alto índice de impacto junto à comunidade científica internacional.

Artigos de alto impacto são aqueles que, por apresentar contribuição significativa para os avanços científicos do conhecimento, passam a ser referenciados por diferentes pesquisadores. O número de citações em artigos publicados em periódicos de boa reputação pode ser uma boa métrica do grau de impacto do artigo entre os pares.

Neste contexto, para se elaborar um bom texto científico é preciso, antes de tudo, ter uma postura ética diante da produção do conhecimento, adotar as boas práticas que devem nortear os membros pertencentes à comunidade acadêmica e pensar e agir cientificamente.

Esse pensar e agir envolve o saber que a ciência lida com incertezas, que os fenômenos são, em geral, complexos e que, por isso, é preciso ter cuidado ao afirmar ou negar algo sem que antes as hipóteses tenham sido rigorosamente testadas e validadas.

Em razão disso, não se deve concluir nada em um texto científico sem que as premissas estejam adequadamente fundamentadas em um referencial teórico ou empírico, em estudos e/ou pesquisas realizadas por outros ou nas observações e pesquisa realizadas pelo próprio autor. É por isso que nos textos científicos há sempre citações de outros trabalhos e/ou autores.

Estabelecidas estas considerações preliminares, sem pretensão de estabelecer normas rígidas, seguem-se algumas sugestões de como o leitor pode avaliar a qualidade de um texto científico e, ao mesmo tempo, auxiliar aos jovens pesquisadores no tocante à essa importante faceta da carreira acadêmica, que é a elaboração e publicação de artigos.

Na fase inicial de elaboração do texto, o(s) autor(s) deve(m) centrar o foco na ideia principal e na forma como ela deve chegar ao público alvo. Tudo começa com a escolha de um bom título preliminar, que poderá, ou não, ser modificado no final da redação completa do texto. O título deve ser conciso e relacionado diretamente com o tema principal do trabalho.

É bom lembrar que o título é elemento decisivo na primeira relação que o leitor mantém com o trabalho. Assim, devem ser evitados títulos muito longos ou sintéticos demais. Um título com mais de dez palavras pode ser considerado longo; entretanto, um título com apenas uma palavra dificilmente traduzirá o espírito do trabalho.

Abaixo do título seguem-se os principais elementos que compõem o trabalho em si, tais como: o Resumo (Abstract), as Palavras-chave (Keywords), a Introdução, o Corpo do Trabalho, as Discussões e Conclusões, os Agradecimentos (opcional), os Apêndices e as Referências.

O Resumo é uma síntese do trabalho. Nele devem constar a contextualização (uma ou duas sentenças), o objetivo principal, a metodologia, os resultados e as conclusões (principais contribuições para o avanço científico). No Resumo não devem ser citadas referências nem abreviações. O Resumo deve ser escrito de forma concisa num parágrafo único.

As Palavras-chave devem estar ligadas diretamente ao tema do trabalho, no mínimo 3 e no máximo 6, separadas por vírgula, selecionadas de forma a facilitar a busca automática.

A Introdução deve conter a motivação do estudo, a fundamentação do problema, destacando a sua importância, o estado da arte (quadro teórico, fundamentação teórica ou marco teórico, fronteira do conhecimento) e qual o objetivo do trabalho. Na Introdução, o encadeamento das ideias deve fluir do geral para o específico.

Do corpo do trabalho fazem parte a Metodologia (Material e Métodos ou Procedimentos Metodológicos) e o Modelo proposto. Na Metodologia devem ser observados o recorte temporal e a sequência cronológica do desenvolvimento do trabalho. O Modelo proposto deve ser apresentado, ilustrado com figuras (posicionadas logo após serem referenciadas no texto), equações, expressões, gráficos e tabelas, onde houver necessidade. A Metodologia e o Modelo proposto devem ser detalhados de tal forma que o trabalho possa ser reproduzido por outrem.

Os Resultados e as Discussões devem ser baseados no Modelo e apresentados sob forma de figuras e tabelas comparativas entre resultados analíticos, numéricos e experimentais, quando for o caso. Todos os resultados devem ser interpretados de forma clara e concisa,

As Conclusões são a síntese do que foi realizado e do que se pode concluir a partir dos resultados, destacando-se a principal contribuição do trabalho para a grande área do conhecimento. Nas Conclusões, o encadeamento das ideias deve partir do específico para o geral. Nas conclusões, também, podem ser incluídas sugestões para o desenvolvimento de novos trabalhos.

Os Apêndices, quando necessários, devem vir antes dos Agradecimentos e estes devem ser dirigidos, preferencialmente, aos órgãos financiadores da pesquisa. As Referências devem ser apresentadas de acordo com as instruções aos autores apresentadas pelo periódico ao qual o trabalho será submetido.

Em síntese, formalmente, um bom texto técnico ou científico deve ser claro, conciso e, sobretudo, ético e honesto em sua proposição.

Adicionalmente, seguem duas orientações que julgo relevantes: 1) antes de submeter o artigo a um periódico, ele deve passar por uma rigorosa revisão da linguagem e do estilo; 2) não enviar artigos escritos de forma precária, em inglês, por exemplo, pois eles geralmente retornam para serem revisados antes de serem submetidos pelo editor ao processo de avaliação por parte dos revisores que vão avaliar e julgar se o trabalho deve ou não ser publicado.

Na elaboração deste texto contei com as valiosas colaborações, críticas e sugestões dos colegas professores Raimundo Carlos Silvério Freire (DEE/UFCG) e Waslon Terllizzie Araújo Lopes (DEE/UFPB). A eles os meus agradecimentos.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube