Fechar

logo

Fechar

Benedito Antonio Luciano: Programas de rádio na memória

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 8:57

Uma lembrança suscita outra. Foi assim que ao escrever sobre poetas e repentistas, recordei de um antigo programa da Rádio Borborema: “Retalhos do Sertão”, produzido por Epitácio Soares e apresentado pelos poetas Palmeira Guimarães e, posteriormente, José Gonçalves. Nessa época, os estúdios, a redação e o palco-auditório da Rádio Borborema, prefixo ZYO-7 e frequência 1.350 kHz, estavam localizados no Edifício São Luís, na esquina das Ruas Venâncio Neiva e Cardoso Vieira, no Centro de Campina Grande – PB.

O programa “Retalhos do Sertão” tinha início às 8 horas e nele se apresentavam no palco do auditório, ao vivo, violeiros (Antonio Barbosa, Cícero Bernardo, José Gonçalves, Manoel Soares, Moacir Laurentino, Otília Soares, Santino Luiz, dentre outros), emboladores de coco (Dedé da Mulatinha e Columbita), sanfoneiros, tocadores de pífano e cantores.

Antes, por voltas das 6 horas, ia ao ar o programa “Encontro com o passado”. Nesse programa eram apresentadas músicas gravadas por famosos intérpretes da música brasileira, dentre eles: Alcides Gerardi, Ângela Maria, Ataulfo Alves, Augusto Calheiros, Araci de Almeida, Bob Nelson, Carlos Galhardo, Carmen Miranda, Dalva de Oliveira, Dick Farney, Dilermando Reis, Dorival Caymmi, Emilinha Borba, Francisco Alves, Isaurinha Garcia, Jamelão, Jararaca e Ratinho, Luís Vieira, Manezinho Araújo, Mário Reis, Moreira da Silva, Nelson Gonçalves, Osni Silva, Pixinguinha, Roberto Silva, Sílvio Caldas, Vicente Celestino e Zé do Norte.

Houve um tempo na minha vida, entre os meados dos decênios de 1960 e 1970, que ouvi muitos programas de rádio. Além dos citados, sempre que possível, acompanhava alguns veiculados pela Rádio Caturité e pela BBC (British Broadcasting Corporation) de Londres.

De memória, seguem alguns programas que costumava ouvir na Rádio Borborema: “As aventuras do Flama”, criação de Deodato Borges; “O Clube Papai Noel”, apresentado por Eraldo César”; “Forró de Zé Lagoa”, produzido e apresentado por Rosil Cavalcanti; “Falando de Cinema”, produzido e apresentado por Humberto de Campos, “Jovem Brasa”, apresentado por Paulo Rogério”, “Bom dia Nordeste”, apresentado por José Bezerra; “Grande Matutino Borborema”, apresentado pelo meu primo Geraldo Batista e Themístocles Maciel.

Na Rádio Caturité, prefixo ZYJ-20, frequência 1.450 kHz, destaco os seguintes programas: “Sétima arte, apresentado por Aldo Porto; “Pelos caminhos do povo”, apresentado por Genival Saraiva; “O melhor da Música Popular Brasileira”, apresentado por Theócrito Maciel; “Jornal da Manhã”, apresentado por Carlos Siqueira e Geraldo Batista.

Entre 1970 e 1972, eu era aluno do Curso Científico do Colégio Estadual da Prata de Campina Grande e à noite, durante a semana, sintonizava o rádio para ouvir a programação da BBC destinada ao Brasil. Em meio a essa programação, destaco dois programas: “Inglês pelo rádio” e “Iê, iê, iê na BBC”.

O programa “Inglês pelo rádio” era uma modalidade de ensino a distância, bastante didática que, certamente, contribuiu para que eu obtivesse no exame de vestibular a melhor nota em Língua Estrangeira (escolhi Inglês) em comparação com demais obtidas nas outras matérias.

Já o programa “Iê, iê, iê na BBC” me ajudava a manter atualizadas e compartilhar com os meus amigos as informações sobre as músicas que estavam nas paradas de sucesso da Europa e dos Estados Unidos.

Com o passar do tempo, entretanto, as rádios AM foram sendo substituídas pela modalidade FM. Não sou contra os avanços tecnológicos, mas no tocante ao Rádio, e o que se ganhou em qualidade técnica se perdeu em conteúdo e criatividade.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube