Fechar

logo

Fechar

Benedito Antonio Luciano: Professor Raimundo Suassuna (in memoriam)

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 27 de agosto de 2020 às 10:39

Entre as boas recordações de minha passagem como aluno do Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande – PB, entre 1966 e 1972, uma ficou marcada, de forma indelével, na minha memória: as aulas de História ministradas pelo Prof. Raimundo Suassuna.

Fisicamente, o Prof. Suassuna era um homem de baixa estatura, compleição forte, voz grave e potente. A maneira como ele expunha os conteúdos em sala de aula era de tal forma envolvente que nos fazia retroagir no tempo, fazendo-nos sentir como se fôssemos expectadores dos fatos. Em alguns casos, era como se tivéssemos em meio às cenas dos grandes filmes épicos.

O dom da voz também era utilizado por ele para louvar a Deus nas missas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada próximo à casa onde ele morava, na esquina das ruas Rodrigues Alves e Antenor Navarro, demolida para dar lugar a um edifício residencial.

Segundo informações colhidas no livro autobiográfico “Divagação”, produzido pelo Prof. Suassuna em 1982, o início de suas atividades profissionais no Estadual da Prata se deu em outubro de 1952, quando o então Governador da Paraíba, José Américo de Almeida, o nomeou Secretário daquele Estabelecimento de Ensino.

Depois de seis anos atuando como secretário, o Prof. Suassuna, mostrando ser polivalente, ministrou várias disciplinas: Matemática, Desenho, Geografia e História, aquela de sua predileção, segundo as suas palavras no livro supramencionado.

Nada melhor do que fazer o se gosta. Quando isto acontece, é fácil perceber o amor fluindo em cada gesto, na voz e no olhar. Era esse amor que o Professor Suassuna deixava transparecer ao ministrar as aulas de História Geral ou História do Brasil. Era essa forma carismática de ensinar que suscitava o interesse dos alunos pela disciplina e que fazia com que nenhum deles quisesse perder sequer uma de suas aulas.

À guisa de ilustração, seguem alguns temas abordados nas aulas inesquecíveis de História Geral: a Pré-história; a Mesopotâmia, região entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio; os povos sumérios, acádios, amoritas, fenícios, assírios e caldeus; o Egito antigo; a Grécia antiga; a Itália antiga; e o Extremo Oriente.

Didaticamente, em meio às exposições dos temas, os personagens eram introduzidos dentro do contexto histórico: reis (Hamurabi, Sargão, Senaquerib, Nabucodonosor, Ciro, Dario, Xerxes); faraós (Aquenáton, Ramsés, Tutmés, Tutancâmon); deuses (Apolo, Atena, Cupido, Mercúrio, Netuno, Zeus); seres mitológicos (Centauro, Ciclopes, Minotauro, Medusa); filósofos (Aristóteles, Sócrates, Platão, Plutarco, Tales de Mileto); heróis (Aquiles, Hércules, Ulisses, Perseu, Teseu, Prometeu); legisladores (Clístenes, Dracon, Licurgo e Solon); e oradores (Cícero e Demóstenes).

No tocante ao processo de colonização da América do Norte e da América Latina, os principais destaques foram para os dramáticos encontros das civilizações pré-colombianas com os espanhóis, que resultou na extinção desses povos, restando apenas ruínas como testemunha dessas antigas civilizações, dentre as quais os Astecas, os Maias e os Incas.

Quando o tema era História do Brasil, a narrativa era contada a partir do descobrimento, passando pelas as nações indígenas existentes, as capitanias hereditárias, o tráfico de escravos trazidos da África, a Independência, a Abolição da escravidão e o inicio do Brasil República.

Nascido em Catolé do Rocha – PB, em 1911, o saudoso Prof. Suassuna morreu em João Pessoa – PB, em janeiro de 2005, tendo sido sepultado no Cemitério do Monte Santo, em Campina Grande, cidade onde ele plantou sementes e deixou fincadas as suas raízes afetivas.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube