Fechar

logo

Fechar

Benedito Antonio Luciano: Honestidade científica

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 3 de dezembro de 2020 às 8:19

No artigo publicado no Paraibaonline, em 17/9/2020, sob o título “Publicações científicas”, afirmei que para se elaborar um texto científico é preciso, antes de tudo, ter uma postura ética diante da produção do conhecimento, adotar as boas práticas que devem nortear os membros pertencentes à comunidade acadêmica e agir com honestidade científica.

Foi refletindo sobre essa forma de agir que certa vez, em 1998, conversando com o colega professor Raimundo Carlos Silvério Freire, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, resolvemos compartilhar com os alunos essas nossas reflexões.

Então, elaboramos em parceria uma palestra, que desde então tem sido atualizada e apresentada por nós na UFCG, em Campina Grande – PB e em diversas universidades brasileiras de quase todas as regiões do país.

O Prof. Freire é um profícuo pesquisador e com ele contabilizamos mais de 5 dezenas de trabalhos publicados em periódicos e anais de eventos e 5 orientações de mestrado e doutorado. Juntos, participamos de 9 projetos de pesquisa, desenvolvimento e extensão realizados em parceria com outros pesquisadores de instituições brasileiras e estrangeiras.

Interessante nessa parceria acadêmica é que, embora sejamos graduados e pós-graduados em engenharia elétrica, as nossas áreas de atuações como pesquisadores são diferentes. A dele é voltada para instrumentação eletrônica, metrologia, instrumentação biomédica e microeletrônica e a minha para eletrotécnica, em particular no tocante às aplicações de novos materiais magnéticos em transformadores e sensores de corrente elétrica.

Recentemente, o tema honestidade científica voltou à baila quando comecei a observar as artimanhas veiculadas nos subtextos de certos artigos técnicos que escamoteiam suas reais intenções: vender um certo produto, destacando apenas as suas vantagens sobre os concorrentes, sem apresentar as suas limitações.

Exemplificando: nos dias atuais, falar em energia limpa é esconder, de forma proposital, que todo processo de conversão energética impacta o meio ambiente, em maior ou menor escala. Outro exemplo: falar das vantagens da conversão fotovoltaica sobre as demais formas de conversão energética sem abordar o ciclo da vida útil dos painéis fotovoltaicos é uma desonestidade científica. Apenas para citar dois exemplos.

Quando o assunto é mobilidade elétrica, apresenta-se o carro elétrico como se ele funcionasse sem perdas e sem impactar o meio ambiente, mas isto não é verdade. Para funcionar o carro elétrico não pode prescindir de uma bateria recarregável. Entretanto, de onde vem a energia necessária para carregar a bateria? Por que as perdas nos circuitos eletromagnéticos não são mencionadas?

Prosseguindo, durante muitos anos apresentei as vantagens da utilização de transformadores com núcleo de liga amorfa em sistemas de distribuição de energia elétrica, urbanos e rurais, mas sempre destaquei que eles só eram vantajosos quando operam em condições de cargas leves. Isto é honestidade científica.

Voltando às publicações acadêmicas, lembro de uma observação feita pelo professor Freire quando, em meio a uma de nossas conversas sobre ética e honestidade científica, ele disse: “Num trabalho científico deve-se enfatizar as contribuições, vantagens e desvantagens. Algumas vezes, em determinadas situações, dizer o que não é bom no seu trabalho é mais importante do que ressaltar apenas os aspectos positivos”.

Isto também é honestidade científica.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube