Fechar

logo

Fechar

Benedito Antonio Luciano: Gerenciamento de Energia (I)

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 25 de março de 2021 às 8:13

Depois de lecionar a disciplina Gerenciamento de Energia no curso de graduação em Engenharia Elétrica de forma presencial por vários períodos letivos, desde o ano 2000, eis que em 18/03/2020 a Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande resolveu suspender todas as atividades acadêmicas presenciais como forma de adequação do funcionamento da universidade face às determinações oficiais emergenciais e preventivas de saúde pública diante da COVID-19, pandemia causada pelo vírus chinês.

Nesse cenário, a UFCG instituiu o Regime Acadêmico Extraordinário e, dentro deste, o Plano Acadêmico de Ensino Remoto (PAER) foi posto em prática, ocasionando mudanças profundas nos modos de expor conteúdos e aferir o aprendizado no ambiente virtual.

Em termos práticos, tanto na modalidade presencial, quanto remota, as estruturas dos planos de curso permaneceram idênticas, distinguindo-se apenas por algumas adequações feitas para atender às especificidades do PAER, tendo o semestre letivo sido concluído, com êxito, na segunda semana de dezembro de 2020.

Para o público leitor, em geral, cabe uma explicação preliminar: Gerenciamento de Energia é uma ação essencial quando se busca o uso racional e eficiente dos recursos energéticos naturais, contemplando os aspectos técnicos, administrativos econômicos, políticos, sociais e ambientais.

Observando a ementa da disciplina Gerenciamento de Energia, ministrada no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG, verifica-se que ela é composta dos seguintes tópicos: Economia da energia; Tarifas e preços; Estrutura do mercado dos sistemas elétricos; Regulamentação do setor elétrico; Diagnóstico energético; Gerenciamento energético; Cogeração; Eficiência energética; e Qualidade de energia.

Visto no conjunto, percebe-se que não é trivial ministrar um conteúdo fortemente multidisciplinar tal como apresentado na ementa. Por este motivo, optei por adotar uma abordagem sistêmica, mediante aulas e avaliações operatórias síncronas (professor e alunos no mesmo ambiente virtual) e assíncronas, apoiadas em recursos computacionais.

O primeiro tópico, Economia da energia, tem como base os princípios das Ciências Econômicas aplicados ao emprego do insumo energia, nas suas variadas formas, para produzir bens e serviços de interesse da sociedade, dentro de critérios socialmente justos.

Geralmente, uma pergunta aparentemente simples pode ser difícil de ser respondida. Por exemplo, o que é a vida? O mesmo acorre quando pergunto aos meus alunos se eles sabem definir o que é Energia. Depois de alguns responderem de forma simplificada que energia é a capacidade de realizar trabalho, eu digo a eles que essa definição é limitada.

Formas de energia são conhecidas, processos de conversões energéticas são conhecidos, mas até os dias de hoje não existe uma definição cabal que dê conta completamente do que é energia. Energia não se vê, o que são perceptíveis são os seus efeitos. Isto também ocorre com os campos elétricos, magnéticos, gravitacionais…

É assim que começo a abordagem do primeiro tópico, avisando que não vou aprofundar a discussão sobre todos os tipos de energia que atualmente conhecemos, objetivando manter o foco voltado para as formas de conversão dos recursos naturais em Energia Elétrica. Afinal, o curso é de Engenharia Elétrica.

Para não enfadar os leitores não familiarizados com o assunto, na próxima semana, nesta coluna, darei prosseguimento ao tema aqui abordado, procurando fazê-lo numa linguagem mais próxima possível do jornalismo científico.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube