Fechar

logo
logo

Fechar

Benedito Antonio Luciano: As 5 mais lidas

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 1 de julho de 2021 às 7:55

Segundo o levantamento apresentado no site do Paraibaonline, dentre as mais de cem colaborações publicadas na minha coluna, entre outubro de 2017 e junho de 2021, as 5 mais lidas foram: “O que se paga na conta de energia elétrica”, “12 homens e uma sentença”, “Matrizes energéticas”, “A nona sinfonia de Beethoven” e “Orgânicos e inorgânicos”.

“O que se paga na conta de energia elétrica”, publicada em 27/3/2019, teve cinco mil e quinhentas visualizações; “12 homens e uma sentença”, publicada em 27/2/2019, quatro mil e trezentas; “Matrizes energéticas”, publicada em 17/6/2019, dois mil e novecentas; “A nona sinfonia de Beethoven”, publicada em 14/2/2020, dois mil e setecentas; e “Orgânicos e inorgânicos”, publicada em 30/8/2018, dois mil e quatrocentas.

A motivação para escrever “O que se paga na conta de energia elétrica” foi trazer aos leitores em geral e, em particular, para os que lidam com os meios de comunicação de massa, informações sobre os principais detalhes da medição e do faturamento da energia elétrica consumida por cada usuário, dentro dos critérios tarifários vigente.

Baseado no filme “Twelve angry men”, lançado nos Estados Unidos, em 13 de abril de 1957, sob a direção de Sidney Lumet, escrevi o texto “12 homens e uma sentença”.

Nele, abordei detalhes da filmagem sobre o julgamento de um jovem pobre de dezoito anos, que teria assassinado seu pai e, em razão disso, estava sendo julgado por esse homicídio. Neste filme, as reflexões e os debates entre os jurados envolvem os telespectadores num clima de suspense crescente, fazendo com que eles se sintam copartícipes de uma decisão extremamente difícil e importante sobre a vida de uma pessoa: inocentar um culpado ou condenar um inocente.

Ao escrever “Matrizes energéticas” tive por objetivo apresentar ao público não acadêmico, numa linguagem jornalística, um assunto relevante por mim apresentado no âmbito das disciplinas Gerenciamento de Energia, no curso de graduação de Engenharia Elétrica, e Eficiência energética, no curso de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande.

No texto intitulado “A nona sinfonia de Beethoven” apresentei alguns detalhes sobre a sinfonia número 9, em Ré-Menor, Opus 125, que ficou conhecida como a Nona Sinfonia do compositor alemão Ludwig van Beethoven ou simplesmente a Sinfonia Coral.

Concluída em 1824, a Nona Sinfonia foi dividida em quatro movimentos: os três primeiros são instrumentais e no quarto foi introduzido o canto coral, baseado no poema de Johann Christoph Friedrich Von Schiller. E não é preciso saber alemão para sentir que o texto poético é, de fato, um “Ode à Alegria” (An die Freude), um cântico de esperança, de júbilo e de exaltação dos melhores sentimentos humanos.

“Orgânicos e inorgânicos” foi um texto despretensioso que escrevi, partindo de um comentário que costumava fazer quando a minha esposa antes de comprar frutas e verduras perguntava ao feirante se os produtos eram orgânicos. Então, de forma jocosa, eu dizia: nunca vi um pé de coentro que fosse inorgânico. Só conheço frutas e verduras orgânicas.

Adicionalmente, em “Orgânicos e inorgânicos” apresentei alguns comentários e considerações sobre a narrativa ambientalista e as motivações comerciais e ideológicas subjacentes contidas em certos textos, jornalísticos ou acadêmicos, nos quais mentiras travestidas de verdades são introduzidas, mediante o artifício da falsidade repetida, tão em voga em vários países, inclusive no Brasil.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube