Fechar

logo

Fechar

Benedito Antonio Luciano: 2020 – um ano atípico

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 31 de dezembro de 2020 às 8:15

Finalmente chegamos ao fim de dezembro de 2020, último mês de um ano atípico que ficará marcado na memória de muitas pessoas, umas por perdas irreversíveis e sofrimentos psíquicos e outras por superações e ganhos materiais e espirituais.

No plano geral, as medidas preventivas contra a COVID-19 atingiram os diversos setores da economia. Especificamente, elas afetaram o faturamento das empresas de todos os portes, a oferta de empregos, a renda dos trabalhadores e a saúde de muitas pessoas. Por outro lado, tais medidas propiciaram, também, oportunidade positivas para muitas pessoas e instituições.

Apesar de se ter notícia da proliferação da famigerada pandemia por vários países, sobretudo na Europa e Ásia, o ano de 2020 teve início no Brasil dentro da normalidade. Porém, havia a expectativa que depois do carnaval começaria a proliferação do vírus em nosso país.

Dito e feito! Passado o carnaval, os meios de comunicação, em especial os canais de televisão, passaram a divulgar o placar da morte diariamente em seus principais jornais “informativos”. Os veículos de comunicação de massa, em sua maioria, adotaram uma pauta baseada no maniqueísmo político-ideológico e tornaram-se, assim, previsíveis, repetitivos.

Em março, o semestre letivo 2020.1 na Universidade Federal de Campina Grande tinha iniciado normalmente. Porém, na segunda semana a Reitoria, mediante portaria, resolveu suspender todas as atividades acadêmicas presenciais como forma de prevenção e adequação do funcionamento da instituição, atendendo as determinações governamentais referentes à emergência de saúde pública decorrente da COVID-19.

Neste contexto, foi desencadeado o processo de trabalho remoto para os denominados grupos de risco, o confinamento social e foi criado, institucionalmente, o Regime Acadêmico Extraordinário e, dentro deste, foi desenvolvido o Plano Acadêmico de Ensino Remoto.

Efetivamente, o trabalho remoto trouxe reflexos econômicos positivos para a instituição tais como: redução do consumo de água; energia elétrica; combustíveis; material de limpeza e material de consumo; redução de despesas com a manutenção da frota de veículos; redução com o pagamento de diárias e passagens; e redução de pagamentos de inscrições para participação de servidores em eventos presenciais, dentre e fora do país.

É verdade que parte desses custos foram assumidos por quem passou a desempenhar suas atividades remotamente. Entretanto, há de se perceber que para quem realiza o trabalho em seu domicílio houve a diminuição das despesas com deslocamentos e propiciou a comodidade de estar mais tempo perto da família.

Desta forma, em meio a esse processo, muitas mudanças foram acontecendo. As aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas em ambiente virtual. O mesmo ocorreu com as orientações e defesas de trabalhos acadêmicos desenvolvidos nos cursos de graduação e de pós-graduação.

Nesse ambiente virtual se reuniram bancas de avaliação, ocorreram reuniões institucionais, assembleias, debates e até a consulta para a formação da lista tríplice para dela ser escolhido o reitor da UFCG pelo Presidente da República.

E, finalmente, o ano de 2020 está terminando. Para uns o balanço é negativo. Entretanto, para outros, assim como eu, o balanço é positivo, pois foi um ano de muito aprendizado, de superação de dificuldades e de um grande reencontro com as Palavras das Sagradas Escrituras.

Aos leitores do Paraibaonline obrigado pela atenção. Feliz Ano Novo!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube