...

Campina Grande - PB

Aniversário de Campina Grande

11/10/2017 às 21:28

Fonte: Da Redação

Por: Evaldo Gonçalves

Se fosse possível definir, numa única característica, a grandeza de Campina Grande, a unanimidade seria consagrá-la como Cidade Pioneira, ou seja, através da ousadia de seus habitantes, desde os Tropeiros da Borborema, ela assumiu posições de Liderança Regional e Nacional.

Graças ao seu arrojo econômico, tornou-se polo de desenvolvimento regional, quando assumiu a posição de Capital do Nordeste e passou a industrializar o Algodão e a Agave, exportando-os para os grandes centros nacionais e estrangeiros. A essa demanda, agregaram-se outras que ensejaram a construção de uma Capital de Serviços e Educação, de que muito nos orgulhamos.

Agora mesmo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional vem de considerar sua Feira Central, dada a profusão e diversificação de bens disponíveis em suas ofertas semanais, Patrimônio Cultural, homenagem merecida a todos quantos vêm, através dos tempos, mantendo seu tradicional prestígio.

Não há como não lembrar, neste aniversário de Campina, o desprendimento de um campinense, que dera o melhor de sua inteligência e do seu entusiasmo às melhores causas do desenvolvimento material e cultural da Cidade Rainha, impondo-se, necessariamente, a citação do seu filho: Edvaldo de Souza do Ò.  

Não restringiu sua faina em favor da Educação, dando a Campina grande a Universidade Regional do Nordeste, hoje Universidade Estadual. Preocupou-se, igualmente, com as Comunicações, a Energia Elétrica, o Abastecimento D`água, o Futebol, enfim, foi Plural e Pioneiro, ao mesmo tempo, em iniciativas vitais para o Desenvolvimento da Cidade.

Neste momento em que Campina Grande ganha mais um Troféu em razão de sua Feira-Central, através do reconhecimento do Instituto do Patrimônio Cultural do Brasil, e comemora mais um aniversário de sua Fundação, nada mais justo do que lembrar o nome do Economista, Edvaldo de Souza do Ò, que nunca temeu ser acusado de Campinista, termo pejorativo, imposto a quem ama Campina Grande.

*Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons