Fechar

Fechar

Aniversário da Constituição

Evaldo Gonçalves. Publicado em 2 de julho de 2018 às 13:09

O Confrade, Escritor e Jurista Alexandre Luna Freire, vem, em sua Coluna na imprensa desta capital, assinando comentários sobre a Constituição da República, de 1988, que estará, em outubro, com trinta anos de vigência cumprindo sua nobre missão de Lei Magna da Nação brasileira.

Tais comentários me fazem lembrar quando estive em Brasília, deputado federal pela Paraíba, convivendo com figuras da República que nos surpreendiam, a nós outros, como eu, pela Cultura Jurídica, pelo Talento Parlamentar, e, sobretudo, pela honorabilidade, espírito público e formação jurídica inatacável. Citaria da Paraíba, dentre outros, Humberto Lucena e Aluízio Campos, e de outros Estados, Ulisses Guimarães, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Marcos Maciel.

Todos tiveram atuação destacada na Constituinte de 1988, tendo Aluízio Campos exercido função relevante, desde que foi escolhido pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para ser membro da Comissão de Sistematização, que tinha a missão superior de ordenar as Emendas dos constituintes, de forma que pudessem ser discutidas nessa Grande Comissão e, se aprovadas ali, seriam analisadas pelo Plenário da Constituinte.

De minha parte, fiquei honrado por participar de tão auspicioso momento da História do Brasil, encaminhando Emendas nas áreas de Saúde e Educação, sem perder de vista os superiores interesses dos municípios da Paraíba, área da qual recebi, durante os 24 anos de representação parlamentar, como Vereador, Deputado Estadual e Federal, generosas solidariedades.

Agradeço, hoje e sempre, tais concessões   de significativas conquistas, muito além das minhas modestas pretensões: a primeira é ser cliente do mesmo Banco, há quase cinquenta anos; ser Tataravô; morar no mesmo endereço,  há 47 anos, com a mesma Dona da Casa; dispor de uma Clausura onde recebo os credores, e pago as contas.

Por ser da Jaramatáia, no Cariri da Paraíba, filho de um Mestre-Escola, tais dádivas estão além da conta, pelas quais agradeço a Deus.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube