Alexandre Moura: Tecnologia na próxima década

Alexandre Moura. Publicado em 25 de setembro de 2020 às 8:19

2020 tem sido um ano extremamente difícil sob qualquer ângulo. A pandemia atingiu em cheio, todas as atividades humanas e certamente, levaremos muito tempo para uma recuperação plena (se é que isso será possível).

Entretanto, tivemos também, avanços tecnológicos e científicos (alguns como consequência da luta mundial contra o COVID-19), que geraram novas soluções técnicas em vários campos do conhecimento e que vamos “sentir” seus efeitos nos próximos anos.

Vou listar aqui (sem ter preocupação de uma ordem ou prioridade), cinco “previsões” do que a tecnologia vai disponibilizar (ao longo da próxima década) para nosso uso e/ou complementar/melhorar o que já temos hoje.

A primeira será o uso cada vez mais intensivo de “Biosenssores” conectados ao corpo humano que vão ajudar bastante, na “manutenção da saúde e acompanhamento (a distância) dos pacientes pelos médicos  e cuidadores de idosos”;

A segunda tecnologia que se tornará comum é o uso de Inteligência Artificial (IA) em todas as áreas (na medicina, nos negócios, na educação, no sistema financeiro, etc), inclusive com computadores realmente “podendo pensar de forma independente”.

Tecnologia na Próxima Década (II)

A terceira “previsão” tem relação com a geração de energia limpa e barata. Cada vez mais, o custo de aquisição e instalação, de painéis solares vai cair e essa será a solução, para geração de energia, mais utilizada para recarregar as baterias dos carros elétricos, na operação das empresas e para uso nas residências na próxima década, principalmente em regiões como o Nordeste do Brasil (aliás, esse tipo de geração de energia já é uma realidade por aqui);

A quarta, infelizmente, deve causar (ou aumentar) o desemprego. Trata-se do uso comum (como qualquer impressora de textos de hoje) da impressão 3D, que ainda é relativamente cara (sendo usada principalmente pelas industrias de valor agregado mais alto, como a aeroespacial) e que com a difusão e uso de novas tecnologias (com a consequente diminuição de preço para o usuário final) vai ser de uso comum (aqui é bom lembrar, como exemplo, dos milhares de “protetores faciais” feitos, rapidamente, por impressoras 3D em vários países e distribuídos para proteção individual contra o vírus, a custo bem baixo).

Infelizmente isso vai gerar desemprego, por exemplo na indústria de vestuário, que com a “impressão” 3D de roupas, não terá mais necessidade de costureiras e outros profissionais ligados ao segmento. Por outro lado, as roupas terão criações exclusivas e únicas (a preço baixo) gerando um grande número de “estilistas pessoais” (como os atuais Personal Trainers que supervisionam os exercícios físicos);

A quinta e última “tecnologia” da lista, já existe faz muito tempo, mas é o seu uso em determinada área que vem fazendo uma revolução. Trata-se da Internet e dos smartphones, dupla que “substituirá integralmente a televisão” como ainda, a conhecemos hoje, pois o aparelho de TV servirá basicamente, como uma “tela grande do celular e de visor do que for publicado/disponibilizado na Internet” e essa mesma dupla, vai “extinguir” a mídia impressa (o que praticamente já ocorreu)”.

Edital da ABIN

A ABIN – Agência Brasileira de Inteligência lançou um Edital inédito, para o primeiro “Mestrado Profissional em Segurança e Inteligência Cibernética (no popular: segurança da Internet)”. Área do conhecimento que cada vez mais, demanda profissionais qualificados, seja por governos seja pelo setor privado.

Neste primeiro edital, estão sendo disponibilizadas “33 vagas para servidores da ABIN, integrantes de órgãos do SISBIN – Sistema Brasileiro de Inteligência e público externo, inclusive funcionários de empresas privadas”.

O Mestrado é uma parceria entre a ESINT – Escola de Inteligência e a UnB – Universidade de Brasília. Parabéns a ABIN pela iniciativa!

O edital encontra-se disponível no endereço https://ppee.unb.br/?page_id=1473

CONAREC 2020

Como tem acontecido com praticamente todos os grandes eventos, em nível mundial, a Edição 2020 do CONAREC (considerado o maior evento corporativo, de inteligência relacional e comportamento do consumidor do mundo) será 100% digital (via Internet).

O tema desse ano é “Anormal e Antinormal: o despertar de um consumidor em reconexão”.

O evento, segundo os organizadores, “vai utilizar uma plataforma inovadora e exclusiva, que permitirá uma experiência muito rica em networking, conteúdos relevantes em diversos formatos como palestras, debates e reuniões virtuais de negócios.

Mais informações no endereço: https://gpadraoloja.com.br/loja/visitantes/evento.php?event=conarec2020

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube