Alexandre Moura: “Real Digital”

Alexandre Moura. Publicado em 28 de maio de 2021 às 8:00

Uma informação divulgada pelo BC – Banco Central do Brasil no início desta semana, pode impactar no futuro, o sistema financeiro nacional e evidentemente, a economia brasileira. Trata-se da “definição, pelo BC, das diretrizes para a criação da moeda virtual do Brasil”, o chamado “Real Digital”.

Segundo técnicos do BC, o Real Digital “não será uma criptomoeda (como a bitcoin, por exemplo) e sim uma extensão do Real em papel”.

No jargão do sistema financeiro a “nova moeda”, será um CBDC – Central Bank Digital Currency (numa tradução livre: “moeda digital de banco central”).

 “Real Digital” (II)

A “moeda” tipo CBDC, pode ser usada por qualquer cidadão ou empresa, que “tenha, por exemplo, conta bancária, e/ou cartão de crédito, e funcionará também, off-line (sem a necessidade de estar online na Internet, para que a falta de conectividade a rede não seja um impeditivo de uso)”.

O BC desta forma deixa claro que, o Real Digital, é “uma nova maneira de representar a nossa moeda já emitida pela autoridade monetária nacional, fazendo parte da política monetária do Brasil” e vai funcionar de forma “integrada aos sistemas de pagamentos atuais”. Podendo assim, ser usada para transferências entre empresas (e/ou entre pessoas físicas) e compras no comércio.

 “Real Digital” (III)

Esse modelo divulgado pelo BC vem se tornando um “padrão” em nível mundial e deve impactar (quando de sua total implantação, globalmente) o sistema financeiro internacional e afetar o mercado de criptomoedas, como conhecemos hoje.

Alguns pontos justificam a criação do “Real Digital” (e evidentemente, outras moedas do tipo), como a crescente “digitalização do sistema bancário (e financeiro de uma forma geral) mundial”, o custo de produção e manutenção, do “papel moeda”, com diversos dispositivos de proteção contra falsificação (que são extremamente caros) e a mudança de hábito da população, que a cada dia que passa usa mais “meios eletrônicos de pagamentos”.

Mas, faz-se necessário, também, investimentos vultosos na proteção “cibernética” (proteção contra fraudes pela Internet) do Real Digital por parte das autoridades governamentais. Os motivos, para tais investimentos em segurança, são óbvios.

Fim do Cartão de Crédito?

Como mostrado nos itens acima, as mudanças no sistema financeiro são constantes e as novidades e inovações, não param. Um exemplo de uma inovação que pode impactar o “segmento de cartões de crédito”, vem da Colômbia.

A startup colombiana de base tecnológica do setor financeiro (Fintech) “Addi”, apresentou ao mercado brasileiro, um “sistema (plataforma de software) de crediário digital que empresta dinheiro (sem garantia) de forma quase instantânea, sendo uma opção barata ao tradicional cartão de crédito (ou para quem não tem o chamado dinheiro de plástico)”.

A plataforma da Addi funciona no modelo de negócio denominado no exterior de “buy now, pay later” (numa tradução direta: “compre agora e pague depois”), conhecido aqui no Brasil como “crediário” que ainda é uma forma bastante comum, de parcelar as vendas no comércio de muitas cidades brasileiras.

A ideia é “disponibilizar o crédito ao cliente da loja (seja ela física ou de comércio eletrônico) de forma rápida e sem burocracia, parcelando as compras em até 12 vezes”.

A meta é atingir R$ 1 bilhão em financiamentos pela plataforma, até o final do ano que vem.

Será que a solução da Addi vai causar o fim do cartão de crédito (pelo menos da forma como conhecemos hoje)?

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube