Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: Plataformas de e-commerce

Alexandre Moura. Publicado em 9 de abril de 2021 às 8:28

No momento que as empresas de varejo, sediadas em Campina Grande, se preparam para o lançamento do Marketplace “Vitrine Digital” (um dos assuntos tratados nesse espaço, semana passada), um interessante levantamento foi divulgado pela “Agência Conversion” (www.conversion.com.br), especializada em marketing digital.

O estudo denominado de “Relatório E-commerce no Brasil”, mostra que o “comércio eletrônico brasileiro no mês de fevereiro, atingiu 1,49 bilhão de acessos, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado”. Só esse número bilionário de acessos, mostra a “força” crescente deste tipo de venda no varejo nacional.

Outro dado que chama a atenção, é o crescimento de quase 52% nos produtos importados, adquiridos através de plataformas de e-commerce de outros países, especialmente as plataformas asiáticas, como a Shein (da China) e a Shopee (de Singapura), que representaram, cerca de 50% das pesquisas feitas na Internet.

O relatório é uma mostra, clara, da necessidade de se ter presença online por parte de nossas empresas e o Marketplace “Vitrine Digital”, é uma ótima e oportuna, iniciativa.

Carro Elétrico da Apple

Tudo indica que em pouco tempo, teremos um carro elétrico com a “marca Apple”, tradicional fabricante de smartphones, rodando nas cidades do mundo. Desde o final do ano passado, circulam informações da “possibilidade da compra da Tesla (famosa fabricante americana de carros elétricos) pela empresa fabricante do iPhone.

De qualquer forma, a Apple parece querer mesmo investir no mercado de automóveis, seja ele no segmento dos carros elétricos ou no de carros autônomos (sem motorista), ou nos dois.

É bom lembrar que em 2019, a empresa comprou a startup Drive.ai, que trabalha em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de veículos autônomos.

É aguardar para ver se teremos mesmo, quem sabe, um “iCar”.

Suprema Corte dos Estados Unidos e o Twitter

Matéria publicada no portal americano The Verge (www.theverge.com), especializado em tecnologia e mídias digitais, trata da “proposta para regular a moderação no Twitter” feita por um Juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos, respondendo a uma petição sobre o tema, feito por uma entidade ligada a famosa Universidade de Columbia.

Pelo documento, o Juiz diz “como os legisladores podem restringir a moderação da plataforma sem violar a Primeira Emenda, da Constituição dos Estados Unidos” (que impede, textualmente, ao Congresso americano de infringir seis direitos fundamentais, dentre eles a liberdade de expressão e de imprensa).

Esse assunto é polêmico e vai dar o que falar nos próximos meses, em nível mundial.

Usando a Voz

A Startup brasileira SmartHint (www.smarthint.co), especializada em tecnologias para comércio eletrônico, desenvolveu uma ferramenta que é um “buscador por voz”, para plataformas de e-commerce.

O objetivo, segundo técnicos da empresa, “é facilitar a experiência de compra online e aumentar as chances de conversão e a fidelização do cliente”.

A inovação da SmarHint, utiliza IA (Inteligência Artificial) para “reconhecimento da fala”, convertendo a “voz do cliente” em texto e assim, facilitando a busca por produtos (sem a necessidade de digitar um texto, como é feito tradicionalmente), em Marketplaces e lojas virtuais.

Caso o usuário esteja procurando por um produto importado, por exemplo, que ele não sabe a pronúncia correta ou como se escreve, o “sistema, através da IA, entende o que o cliente procura e encontra o produto”.

Vale destacar que, “comando por voz”, já é realidade bem comum em nosso dia a dia, a exemplo do uso em “assistentes virtuais” e essa tecnologia, associada à IA, só tende a crescer nos próximos anos.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube