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Alexandre Moura: Pesquisa sobre compras “online”

Alexandre Moura. Publicado em 16 de abril de 2021 às 8:45

Nas últimas semanas várias pesquisas sobre o e-commerce (comércio eletrônico) brasileiro, têm sido publicadas e bastante discutidas pelos empresários e investidores do segmento. A mais recente foi feita pela Plataforma “Mercado Livre” que focou seu levantamento nos “hábitos de consumo e escolhas nas compras online pelos consumidores da América Latina”.

O relatório do “Mercado Livre”, denominado de “Tendências do e-commerce: Aprendizados em um Ano Mais Digital”, tem algumas conclusões e dados interessantes, sobre o “comportamento” do comércio eletrônico em 2020.

Uma conclusão já prevista e esperada, é que, no ano passado, “os consumidores migraram em massa para o digital” (pelo forte impacto da pandemia no comércio tradicional e na locomoção das pessoas, mas não só por isso).

Outras informações interessantes, que merecem ser observadas, nos números do Marketplace Mercado Livre em 2020: Houve um crescimento de quase 50% de consumidores (22,6 milhões, a mais) em relação a 2019; No Brasil “a cada dez consumidores, seis aumentaram suas compras online”, confirmando assim, a tendência por este tipo de compra.

A pesquisa corrobora também, o acerto do investimento sendo realizado por diversas entidades empresariais e pelo SEBRAE, no “Vitrine Digital” (www.vitrinedigital.campinagrande.br), o Marketplace de Campina Grande!

Batalha Judicial

Uma “batalha” judicial vem sendo travada na justiça americana, por duas empresas de tecnologia, e tem potencial (a depender do resultado) de “mudar a forma como os desenvolvedores de Apps (aplicativos) para iPhone se relacionam com a Apple, dona da marca iPhone.

A empresa Epic Games, conhecida fabricante de jogos para smartphones, entrou na justiça da cidade de Oakland, Estado da California, Estados Unidos, “alegando que a Apple detém um monopólio nas vendas de Apps para o iPhone, pois não permite que aplicativos para os smartphones, que utilizam o sistema iOS sejam instalados sem passar pela App Store (a loja da Apple), que cobra uma taxa de 30%, para colocar os Apps para download.

Essa briga jurídica interessa a todos os produtores, em nível mundial, de aplicativos. No próximo mês de maio, vai acontecer a primeira audiência do processo e na ocasião vamos ver os argumentos e razões, de cada lado. Vai ser uma disputa bem interessante.

Neuralink

A empresa de tecnologia americana Neuralink (www.neuralink.com), que faz P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) no segmento de “interfaces implantáveis ​​cérebro-computador” – e que tem como objetivo principal “ajudar pessoas com deficiências ou com doenças neurodegenerativas, a superar suas limitações” – começou a divulgar os resultados de suas pesquisas.

O primeiro produto que deve chegar ao mercado em breve, é um “implante no cérebro cuja bateria é recarregável por contato (como alguns celulares já fazem hoje, sem a necessidade de fios) que vai possibilitar uma pessoa com paralisia usar um smartphone, utilizando a mente, mais rápido do que alguém digitando da forma tradicional”.

Outra solução tecnológica, derivada dessa mesma pesquisa, vai permitir outro implante e desta forma, acionar “grupos de neurônios motores/sensoriais do corpo, e ajudar na recuperação de paraplégicos”. Mesmo questionada por diversos cientistas, técnicos da Neuralink dizem que estão avançando nos resultados e nos protótipos.

Inteligência Artificial – Oportunidade Única

As inscrições para participar do “Programa IA² MCTI”, estão abertas até o próximo dia 18 de abril (domingo), é uma ótima oportunidade para empresas que trabalham com IA (Inteligência Artificial).

O programa “objetiva apoiar projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) orientados ao desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial”, criando oportunidades para apoiar investimentos, orçados em até R$ 500 mil, para contratação de produtos e serviços ou investimento direto (Corporate Venture Capital) em Startups do segmento de IA.

Além disso, há suporte na seleção e acompanhamento dos projetos de inovação aberta; Acesso a portfólio de mais de 100 startups com soluções de IA e facilidades de conexão com empresas de TI e Universidades com expertise em IA.

Mais informações através do e-mail [email protected]

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Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

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Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

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