Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: Novo Parque Tecnológico

Alexandre Moura. Publicado em 24 de dezembro de 2020 às 11:12

No último dia 23 de dezembro, Campina Grande e a Paraíba, ganharam um “Presente de Natal”, com a apresentação oficial do “Novo Parque Tecnológico da Paraíba”. A diretoria da Fundação Parque Tecnológico (www.paqtc.org.br), que completa 36 anos de existência neste mês de dezembro, promoveu uma solenidade para mostrar como vai ser o “Condomínio Tecnológico” que será erguido em uma área de 260 mil metros quadrados no “Polo Tecnológico de Bodocongó”.

O local terá amplo espaço para instalação de empresas de base tecnológica, startups, laboratórios de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) das Universidades públicas e privadas, ambientes de inovação e coworking.

O empreendimento conta com a participação e visão de futuro, da Prefeitura Municipal de Campina Grande (pela ação do Prefeito Romero Rodrigues e do ex-Secretário de C&T Lucas Ribeiro), que cedeu a área para a instalação do condomínio, do MCTI – Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações e da decisiva interveniência da Senadora Daniella Ribeiro, que através de uma emenda parlamentar, disponibilizou os recursos (combinados com os disponibilizados pelo MCTI), tornando possível a nova estrutura.

Um senhor presente de Natal para o “Ecossistema de Tecnologia e Inovação” da Cidade!

Russos?

Como já escrevi neste espaço algumas vezes, nas últimas semanas vários países (incluindo o Brasil) sofreram e ainda sofrem, ataques de hackers, tanto em entidades governamentais quanto em empresas.

A origem (ou origens) de tais ataques ainda não estava clara. Mas agora, o governo dos Estados Unidos – através de uma entrevista na TV do secretário de Estado (o equivalente ao nosso “Ministro de Relações Exteriores”), Mike Pompeo – acusa a Rússia de estar por trás de tais ataques, pelo menos os que atingiram o território americano.

A Microsoft, uma das gigantes de TI (Tecnologia da Informação) americanas, também divulgou informação que “cerca de 40 grandes clientes da empresa (localizados nos Estados Unidos, México, Espanha, Bélgica, Reino Unido, Canadá, Israel e Emirados Árabes) foram atingidos e que corriam riscos sérios, de acesso sem restrições às suas redes de computadores e arquivos de dados sigilosos, por pessoas não autorizadas”.

Complicado e preocupante.

Pista Livre

Primeiro foi a Toyota, depois a Volkswagen, agora é a Fiat-Chrysler que adere ao “serviço de locação por assinatura de veículos” no Brasil. Denominado de “Flua! o carro por assinatura”, a nova opção disponibilizada pela Fiat-Chrysler confirma a tendencia que a indústria automobilística mundial tem buscado para manter e aumentar as vendas, neste momento de transformação na economia global, duramente atingida pela pandemia.

O objetivo da empresa, segundo seus diretores, “é conquistar um novo tipo de consumidor, que quer usar o carro sem investir na sua compra”.

O “Flua!” dispõe de “planos de 12, 24 e 36 meses, com diversas franquias de quilometragem mensal e inclui também, seguro, assistência 24h e revisões programadas.

Parece mesmo que este tipo de serviço, tem “Pista Livre” no mercado e veio para ficar.

“Visão” do Super Homem

 Está cada vez mais difícil manter a privacidade no “mundo tecnológico” atual. Mesmo em países com legislação de proteção de dados e privacidade das pessoas, como o Brasil com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, o avanço da tecnologia de imagens captadas por satélites em orbita da terra tem beirado ou ultrapassado, a “ficção cientifica”. É o caso da empresa americana Capella Space, especializada em imagens geradas por satélites, que lançou recentemente, um satélite capaz de capturar imagens de radar com a consagrada tecnologia SAR (radar de abertura sintética) de qualquer lugar do globo, com alta resolução e que pode até “ver”, segundo a empresa, através das paredes de edifícios. Denominado de Capella 2 o satélite pode também, tirar fotos nítidas 24 horas por dia, independente das condições atmosféricas. Ou seja, o Capella 2 tem a “visão do Super Homem”, o herói dos quadrinhos e das telas de cinema.

FELIZ E ABENÇOADO NATAL!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube