Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: LGPD: Adiada a data de entrada em vigor

Alexandre Moura. Publicado em 10 de abril de 2020 às 10:08

Na semana passada foi aprovado no Senado o PL Nº 1179/2020, com várias mudanças nas relações jurídicas durante a pandemia do COVID – 19. Dentre estas medidas uma atinge a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Trata-se da prorrogação da entrada em vigor da LGPD que passou para 1º de janeiro de 2021 (antes era 15 de agosto deste ano).

O PL aprovado foi uma fusão de consenso, entre outros três Projetos de Lei que tramitavam no Senado sobre a mudança da data para a Lei valer. Assim, além da mudança da data de inicio da validade, ficou também alterado o inicio das aplicações das multas e sanções, previstas na Lei, para 1º de agosto de 2021. Vale salientar que ainda falta a Câmara dos Deputados aprovar o PL, o que deve acontecer nas próximas semanas.

Entre as Pré-aprovadas

Saiu o resultado do “Ciclo de Aceleração InovAtiva Brasil 2020.1” e teve Startup de Base Tecnológica de Campina Grande na lista de pré-aprovadas. O Projeto/Startup WORLD CTRL (www.worldctrl.com.br) está entre as 160 startups pré-aprovadas no “Ciclo de Aceleração 2020.1”!

A Startup, que tem origem na empresa CGS Sistemas, terá a oportunidade para realizar cursos, aprimorar a palestra de apresentação do produto e acelerar de forma geral o negócio, que no caso da WORLD CTRL, é uma solução completa (que inclui aplicativo para Smartphone), voltada para o segmento de turismo que, certamente, após a superação da atual crise causada pela pandemia, necessitará de soluções e inovações diferenciadas (que é o caso do WORLD CTRL).

A participação no “InovAtiva” vai proporcionar a equipe da WORLD CTRL Networking com outros empreendedores, mentores, investidores e executivos de grandes empresas em uma rica troca de experiências, contatos e conhecimentos! Mais informações sobre o resultado da seleção no site www.inovativabrasil.com.br/ciclo-2020-1

IA e a Agricultura

Dados de um recente relatório publicado pela “Plataforma Plug and Play” (plataforma de inovação, que reúne startups e empresas de várias partes do mundo), mostra claramente, o rápido crescimento do uso de novas tecnologias, a exemplo de IA – Inteligência Artificial, no “auxilio na tomada de decisão baseada em grande volume de dados (meteorológicos, geográficos, ambientais, analise de solos, mercadológicos, etc) que possibilitam aumentar exponencialmente a eficiência do agronegócio mundial”.

Pelo documento denominado de “Agtech Trends In 2020” (numa tradução livre “Tendências Tecnológicas da Agricultura em 2020”), os investimentos em tecnologia de ponta, em nível mundial, no setor agrícola somaram R$ 35 bilhões nos últimos 5 anos (só em 2019 foram investidos R$ 10 bilhões!)

IA e a Agricultura (II)

O foco destes “investimentos em tecnologia” é em automação e robótica, IA, tecnologia para a pecuária de confinamento, agricultura de precisão, cultura em estufas, gestão do negócio e na cadeia de fornecedores de insumos.

Com relação a aplicação de IA neste segmento, especificamente (além do comentado no item acima), seu uso tem sido no monitoramento do solo (controlando sensores remotos e otimizando a transmissão dos dados coletados via rádio e/ou Internet), no controle de pragas, na organização e tratamento dos dados levantados ao longo das colheitas (a exemplo de informações sobre o microclima de determinada região, disponibilidade de água, particularidades de cada solo, temperaturas, etc), possibilitando assim, um rápido e eficiente uso destas informações em proveito de maximização da produtividade e melhor uso das áreas de plantio.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube