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Alexandre Moura: FAB Desenvolve Equipamento para Identificar o COVID-19

Alexandre Moura. Publicado em 5 de junho de 2020 às 16:48

A FAB – Força Aérea Brasileira, além de estar trabalhando na entrega de insumos de saúde (Respiradores, EPIs, Medicamentos, Mascaras e Álcool Gel) nas mais distantes localidades do Brasil, tem utilizado os laboratórios do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, sediado na Cidade de São José dos Campos, São Paulo, para desenvolver soluções tecnológicas para combater o COVID-19, a exemplo de peças de reposição para respiradores utilizados nas UTIs dos hospitais públicos. Além disso, os Pesquisadores do ITA (que faz parte do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da FAB) desenvolveram um “equipamento que identifica a presença do vírus no ar.” A solução foi baseada na “tecnologia utilizada no aparelho que monitora nuvens radiológicas e detecta se há radiação em determinado local.” O novo equipamento pode monitorar “áreas de 50 metros quadrados e indicar possíveis riscos de contaminação do vírus, nesses locais”. Uma inovação tecnológica de importância vital, na “guerra” contra o COVID-19.

 

Combatendo o COVID-19 em Vestimentas

Outra Inovação interessante foi desenvolvida pela empresa TNS, sediada no Estado de Santa Catarina. Trata-se de um “produto capaz de eliminar o COVID-19 de roupas e superfícies”, com 99,999% de eficiência. Denominado de “Protec-20”, o produto (na realidade uma substância) é feito com “tecnologia de nano partícula de prata” e elimina o vírus caso esteja “presente nos jalecos dos Médicos e Enfermeiros, em máscaras e nos lençóis utilizados nas camas.” O Protec-20 é utilizado na fiação ou no tingimento, dos tecidos utilizados na confecção desses itens e permanece “no tecido por no mínimo 20 lavagens e no máximo, por até 70 lavagens”, dependendo da forma de aplicação. O produto da TNS já está sendo utilizado, além do Brasil, na Austrália, Chile e Colômbia.

 

NeoBanks 2020

Nos próximos dias 17 e 18 de agosto, acontecerá o Seminário NeoBanks 2020. O evento, devido à pandemia do vírus chinês, será no formato Webinar (do inglês Web Seminar que nada mais é que um “seminário transmitido pela Internet”) e tem como objetivo, segundo os organizadores, “propiciar uma produtiva troca de experiências & conhecimentos a partir da apresentação de casos de sucesso”. A ideia é promover a desmistificação das reais vantagens do uso dos sistemas financeiros digitais (pois a cada dia que passa, este modelo de Banco ocupa mais espaço na economia do Brasil e do mundo) e discutir também, o advento da tecnologia 5G, da Internet mais segura e do uso de IA (Inteligência Artificial) pelo sistema financeiro. O “conceito básico dos Neobanks (ou Challenger Banks como é denominado na Europa) está no fato de que são Bancos cem por cento digitais, que se relacionam com os clientes por meio de aplicativos móveis ou plataformas específicas para computadores pessoais”.

 

NeoBanks 2020 (II)

O crescimento dessas “empresas financeiras digitais” está baseado no fato de que elas facilitam o relacionamento com consumidores, incrementado pelo público que começa aderir aos seus serviços, além dos jovens que preferem fazer “transações financeiras” utilizando seus smartphones. Uma pesquisa recente da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos mostrou que atualmente, “o usuário dos Bancos Digitais é predominante formado por jovens (48%); homens (54%); de classe média (55%) e alta (16%)”. Mostrando assim, que o mercado para este tipo de modelo de negócio, ainda tem muito espaço para crescimento. O público alvo do Webinar NeoBanks 2020, é formado por dirigentes de instituições financeiras (privadas e governamentais); das empresas dos diversos segmentos da economia (indústria, comércio e serviços); fintechs; prestadores de serviços de TI (Tecnologia da Informação); Cooperativas de Credito; institutos tecnológicos; fundos de investimentos; startups; companhias dos mercados de capitais e de valores mobiliários. Mais informações sobre o evento no endereço: www.neobanks.com.br

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Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

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