Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: Estação Antártica

Alexandre Moura. Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 10:12

No último dia 15 de janeiro, com a presença do Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, foi reinaugurada a “Estação Antártica” brasileira no “continente gelado”.

Denominada de “Estação Antártica Comandante Ferraz”, mantida e operada pela Marinha do Brasil, o novo equipamento foi alvo de reportagem do jornal americano “The New York Times”, com referência a sua arquitetura.

A matéria com o título de “The Coolest Architecture on Earth Is in Antarctica” (numa tradução livre: “A Arquitetura mais legal da terra está na Antártica”), traz informações sobre a Estação e sua arquitetura diferenciada, que segundo o texto do jornal, “revolucionou e inovou a arquitetura polar”.

Estação Antártica (II)

A nova Estação substitui a que foi destruída por um incêndio em 2012. O projeto arquitetônico, elogiado pelo “The New York Times”, é fruto de um concurso organizado pelo IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil (www.iab.org.br), associação de arquitetos e urbanistas brasileiros. O vencedor do concurso foi o escritório de arquitetura “Estúdio 41” de Curitiba, Paraná.

Segundo os arquitetos responsáveis pelo projeto vencedor, o maior desafio foi combinar estética, design diferenciado, conforto para os pesquisadores e as preocupações sobre a estrutura do prédio nas condições climáticas extremas do Polo Sul. Um desafio gigantesco! 

O resultado ficou sensacional! A arquitetura brasileira está de parabéns!

NeoBanks 2020

Nos próximos dias 17 e 18 de Março, em São Paulo, Capital, acontecerá a edição 2020 do seminário “NeoBanks”. O evento terá 12 palestras – voltadas para dirigentes de instituições financeiras, Fintechs; prestadores de serviços de TI (Tecnologia da Informação) e startups do segmento financeiro – focadas no novo formato que vem se consolidando no sistema financeiro brasileiro e mundial, com a chegada da Internet 5G.

Com esta nova tecnologia “pessoas e empresas terão acesso a soluções criativas e serviços inteligentes por conta dos recursos da conectividade em alta velocidade”, facilitando cada vez mais a criação de “Fintechs” e “Bancos Digitais”.

Só de bancos digitais já temos operando no Brasil hoje, nove (Banco Original, Nubank, Neon, Superdigital, Banco Inter, Next, BS2, C6 Bank e Agibank).

E a lista só tende a crescer, com o continuo fechamento de agências dos bancos no formato tradicional.

Vale destacar ainda que a América Latina tem atraído bancos digitais internacionais, a exemplo do Revolut e do N26 e certamente, com a recuperação econômica do Brasil, o país está nos planos de expansão destas instituições.

Mais informações sobre o seminário no site www.neobanks.com.br

“Sky.One Connect”

Outro evento interessante acontecerá também, em São Paulo, no dia 10 de Março. Trata-se do WorkshopSky.One Connect”, que segundo os organizadores, “será um ponto de encontro para profissionais que desenvolvem, revendem ou atuam no mercado de software das Américas”.

O workshop apresentará conteúdos específicos sobre vendas, marketing, investimentos, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e tecnologias do futuro.

Concentrado em um único dia, o evento contará com especialistas debatendo as principais tendências, estratégias e mudanças que estão acontecendo na indústria de software brasileira e mundial.

Nos últimos anos, as soluções tecnológicas estão cada vez mais dependentes de softwares (programas de computador) específicos (vejam os casos de aplicativos para celulares, soluções para gestão de comércio eletrônico e turismo, só para citar alguns).  Tornando assim, o “software ponto central do ecossistema de TI de qualquer país, e as empresas produtoras de software passando a ter uma importância jamais vista na economia global, puxando todo o consumo mundial de produtos tecnológicos”.

Mais informações sobre o evento no site: www.skyoneconnect.com.br

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube