Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: EMBRAER entra na luta

Alexandre Moura. Publicado em 3 de abril de 2020 às 11:41

Segundo matéria da Revista “Aeromagazine” especializada em aviação, a EMBRAER, Empresa Brasileira de Aeronáutica, sediada em São José dos Campos, São Paulo, terceira maior fabricante de aviões do mundo, entrou no combate ao COVID-19, popularmente chamado de “vírus chinês”.

De acordo com a matéria, “algumas ações, soluções e inovações tecnológicas desenvolvidas pela empresa e empregadas na indústria aeroespacial, estão sendo adaptadas para uso em projetos de equipamentos hospitalares”.

A ideia é unir o corpo de engenheiros da EMBRAER aos de outras Empresas de Base Tecnológica e Centros de Pesquisas existentes no Brasil, para colaborar na adaptação dessas tecnologias e assim, aumentar a disponibilidade de produtos e serviços que ajudem no combate ao vírus.

EMBRAER entra na luta (II)

Um dos exemplos é a implantação pela EMBRAER, de “uma série de medidas em conjunto com sua cadeia de fornecedores, para a fabricação de peças para a indústria de respiradores”, item extremamente importante e com alta demanda neste momento critico, pelos hospitais brasileiros. 

O objetivo da empresa, no tocante a fabricação deste tipo de equipamento, é substituir componentes importados necessários à fabricação dos respiradores e o desenvolvimento de modelos mais simples, robustos, baratos e portáteis visando à rápida industrialização.

Outra linha de ação da EMBRAER, em parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, é o “desenvolvimento de sistemas de filtros de alta eficiência, de controle biológico, para transformação de leitos regulares em leitos de tratamento intensivo”, utilizando “a tecnologia de filtros de absorção de partículas de ar, já existentes nos sistemas de ar condicionados das aeronaves”.

Estamos em “guerra” contra um inimigo invisível e agressivo, toda colaboração e soma de esforços é muito bem-vinda.

Escolas

Outro setor que o COVID – 19 impactou fortemente, foi o de ensino em todos os níveis. E as Escolas e Universidades estão buscando alternativas, via EAD – Ensino a Distância (principalmente as Universidades) e “aulas via Internet” ou on-line.

Esta última solução é a opção rápida e imediata, para alunos de nível médio. De uma forma simplista, basta à escola gravar um vídeo com o Professor e disponibilizar a “aula digital” no youtube e montar “salas de bate papo” para esclarecer dúvidas, sendo esta uma forma de diminuir os transtornos no ano letivo e principalmente, ajudar quem vai fazer o ENEM este ano e não pode perder tempo.

Já no caso de EAD, que cresce a cada ano, tanto na graduação quanto na pós-graduação, com realidade atual (crise provocada pela pandemia) este tipo de solução vai ganhar ainda mais investimentos, e ficar cada vez mais sofisticada com o uso de IA (Inteligência Artificial), de RA (Realidade Aumentada) e de “holografia”, para “simular” os professores.

Fintechs

Já no segmento das Fintechs, Startups focadas no mercado financeiro, os investimentos neste tipo de empresa que bateram, na América Latina, em R$ 10 bilhões ao longo do ano passado, deve crescer ainda mais em 2020, impulsionados exatamente pela pandemia, visto que cada vez mais as pessoas vão usar aplicativos financeiros em seus smartphones, evitando deslocamentos.

Só no Brasil no ano passado foram abertas 27 Fintechs e a previsão para este ano é quase dobrar este número, sendo criadas outras 50, previsão feita em janeiro passado, antes da “explosão” da atual crise e certamente este número deverá ser maior.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube