Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: Em Setembro

Alexandre Moura. Publicado em 14 de agosto de 2020 às 8:34

A segunda edição da “Semana Brasil” (conhecida popularmente, como Semana Black Friday Brasileira) vai acontecer no período de 3 a 13 de setembro.

O evento criado no ano passado, pelo Governo Federal, tem como objetivo principal nesta edição 2020, “reforçar as vendas do varejo brasileiro neste momento de retomada da economia” após um primeiro semestre extremamente complicado para o setor.

Na primeira edição do evento, em setembro de 2019, centenas de milhares de empresas de todas as regiões do país participaram e, segundo avaliação do IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo (www.idv.org.br) entidade privada que apoia a iniciativa, foi um sucesso.

A ideia, este ano, é trabalhar para aumentar ainda mais o número de empresas participantes, bem como o volume de vendas.

Em Setembro (II)

A “Semana Brasil” surgiu no ano passado, com o objetivo de “de impulsionar as vendas de fim de ano em um mês com pouco movimento (setembro) para o segmento do comércio”. Este ano, como escrevi acima, o foco é ajudar na retomada da economia do País. “Com descontos substanciais oferecidos durante o período do evento, espera-se acelerar a retomada da economia nacional, gerando e mantendo postos de trabalho”.

Para isso, a SECOM (Secretaria Especial de Comunicação) do Governo Federal, lançou também, uma campanha de marketing com o tema “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”.

Em 2019, segundo dados da “Ebit/Nielsen”, as “vendas online cresceram 41% durante a Semana Brasil em relação ao mesmo período de 2018”, quando o evento não existia.

Já as vendas do “Comércio Tradicional” tiveram um crescimento de 11,3% no mesmo período, segundo levantamento da empresa de cartões de crédito “Cielo”. 

Repetindo esses números já está de bom tamanho!

Watch Party

Em uma coluna passada, escrevi sobre “à volta” dos cinemas drive in em cidades como Recife e São Paulo, como forma de “reabrir” as salas de cinema com segurança sanitária.

Outra forma inovadora, de “juntar os amigos” para assistir um bom filme vem dos Estados Unidos, através da empresa Amazon.

Com a disponibilização de uma nova funcionalidade do seu aplicativo de streamingAmazon Prime”, é possível “assistir a filmes em grupo, de forma virtual”.

Denominada de Watch Party a nova funcionalidade promete revolucionar o mercado de filmes, propiciando uma forma de compartilhar filmes virtualmente, com até 100 pessoas, como se estivesse em uma sala de cinema, mas sem sair de casa e evidentemente, sem aglomeração.

Por enquanto, a novidade está disponível somente para os consumidores americanos. Mas deve chegar por aqui até o final do ano.

Chamada de Ideias BRAFIP 2020 

A “Chamada de Ideias BRAFIP 2020”, voltada para “Ideias” de Projetos de P, D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em cooperação, continua aberta e as inscrições (que são gratuitas) vão até o próximo dia 8 de setembro.

A Chamada é um convite público internacional, realizado anualmente, para submissão de ideias de forma colaborativa, envolvendo empresas, universidades, startups e centros de pesquisa, do Brasil e de outros países, interessados em trabalhar para acelerar a inovação tecnológica.

As ideias selecionadas serão apresentadas durante o INCODAY 2020 (International Cooperation Day), que acontecerá nos dias 02 e 03 de dezembro deste ano, em Campina Grande, na Paraíba.

O evento será híbrido, com atividades presenciais e online, permitindo a apresentação dos projetos através da Internet. Para se inscrever é só acessar o link http://bit.do/ChamadaBraFIP2020.

Mais informações também podem ser obtidas no Portal da BRAFIP (www.brafip.org.br).

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube