Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: “Combatendo” as Fake News

Alexandre Moura. Publicado em 17 de abril de 2020 às 10:54

O número de “Fake News” teve um crescimento nas últimas semanas. O motivo deste aumento é bem simples: Pandemia causada pelo vírus originado da China (COVID-19) e o consequente isolamento social, que faz as pessoas terem mais tempo para usar (mesmo de forma indevida) as redes sociais.

Para minimizar o problema, as principais plataformas de redes sociais: WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook e TikTok, esta última muito utilizada pelos jovens, estão tomando algumas medidas para tentar “diminuir a propagação de conteúdo falso relacionado ao vírus”.

Por exemplo, o Facebook anunciou um investimento de R$ 5 milhões para aumentar a “capacidade de checagem de informações, relacionadas a pandemia, disponibilizadas pelos usuários”.

Já o TikTok e o WhatsApp, investem na educação dos usuários, através do incentivo a pesquisa na Internet (em sites de conteúdo confiáveis) para verificação da informação antes de passar adiante e também, “promovem transmissões ao vivo com especialistas, que tiram dúvidas e recomendam fontes cientificas sobre o tema, para os usuários das plataformas”

Mulheres Inovadoras

Pouca gente sabe, pois a chamada “Grande Mídia” pouco divulgou, mas duas cientistas brasileiras deram imenso orgulho ao País na luta contra a COVID-19. As doutoras, Ester Cerdeira Sabino e Jaqueline Goes de Jesus, “tiveram um papel fundamental no sequenciamento do genoma do vírus em tempo recorde”.

Como Ester e Jaqueline, “muitas mulheres (cientistas ou não) se superam e surpreendem com suas ideias e inovações, práticas inéditas e coragem para inovar e mudar, o ambiente onde vivem e trabalham. Muito além do campo da ciência, elas transformam todos os setores da sociedade com atitude e determinação. Merecem, portanto, reconhecimento e que seja dada a devida publicidade de suas ações.

Com o objetivo de “distinguir mulheres que obtiveram êxito ao trazerem suas ideias inovadoras para o mercado, inspirando outras a seguirem os mesmos passos”, foi criado o “Prêmio Whow! Mulheres Inovadoras”, pelo Grupo Empresarial Padrão.

Assim, lideranças femininas terão a oportunidade de inscreverem seus projetos inovadores desenvolvidos exclusivamente por mulheres, em três categorias diferentes e terem a oportunidade de ser protagonistas na construção de um futuro inédito.

Mais informações no site www.whow.com.br/premio/

Respiradores Mais Baratos

A INOVA-UFPB, Agência UFPB (Universidade Federal da Paraíba) de Inovação Tecnológica, divulgou que o “Ventilador Pulmonar” desenvolvido por pesquisadores do CCEN – Centro de Ciências Exatas e da Natureza e do CI – Centro de Informática, ambos da UFPB, cujo pedido de patente já se encontra devidamente protocolado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial e desta forma, liberou a licença de fabricação para as empresas interessadas em produzi-lo em escala industrial.

O equipamento, segundo os seus projetistas, “usa tecnologia touch screen (como a tela de um celular), é equipado com sistema multibiométrico e tem conectividade wireless (sem fio), podendo acessá-lo, monitorá-lo e operá-lo em tempo real, remotamente, por meio de um aplicativo para Smartphone”.

Os interessados podem entrar em contato com a INOVA-UFPB por meio do e-mail: [email protected].

A grande vantagem, além dos atributos técnicos listados anteriormente, do “Ventilador Pulmonar da UFPB” é o baixíssimo custo, em torno de R$ 400,00. Valor este ínfimo, se comparado ao valor dos respiradores disponíveis no mercado que custam várias dezenas de milhares de reais!

FINCC 2020

A FINCC – Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos, Edição 2020, acontecerá no período de 4 a 10 do mês que vem e, devido à pandemia, será um evento totalmente digital (via Internet).

Segundo os organizadores, “empreendedores e interessados no tema Negócios Criativos e Colaborativos, de todo o mundo poderão participar das apresentações de casos de sucesso, lançamento de livros e palestras, em um dia inteiro de muita experiência e conhecimento”.

Também vão acontecer em paralelo, rodadas de negócios com lojistas e expositores, além de shows culturais, tudo transmitido e com interação entre os participantes, pela Internet.

Na FINCC 2020, boa parte dos segmentos que fazem parte da economia criativa, serão contemplados, como artesanato e arte popular, artes visuais, audiovisual e cinema, design, música, teatro, circo, literatura, games, arquitetura, moda, fotografia, gastronomia, museus, comunicação, publicidade, criação de websites, turismo criativo e startups deste segmento.

Para fazer a inscrição acesse o link https://loja.sebraepb.com.br/loja/evento/2038966. Mais informações no site www.fincc2020.com.br ou pelo telefone: (83) 99981-1486.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube