Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: Campina Grande entre as Sete!

Alexandre Moura. Publicado em 19 de junho de 2020 às 15:15

A ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (www.anprotec.org.br) e o SEBRAE lançaram o e-book (livro eletrônico) que tem o título: “Ecossistemas de Empreendedorismo Inovadores e Inspiradores“. O objetivo do livro é “inspirar empreendedores e gestores de mecanismos de geração de empreendimentos e ecossistemas de inovação”.

A publicação eletrônica traz um estudo de benchmarking (avaliação comparativa), dos ecossistemas de inovação internacionais de sete cidades, localizadas em cinco países. Foram estudados os ecossistemas de inovação de Berlim, Alemanha; Haifa, Israel; Manchester, Inglaterra; Toronto, Canadá e do Brasil, o de Campina Grande (Paraíba), de Santa Rita do Sapucaí (Minas Gerais) e o ecossistema de Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Para realizar o estudo, que aborda, principalmente, “a capacidade de empreendedorismo das cidades escolhidas”, os autores do trabalho utilizaram uma metodologia do MIT – Massachusetts Institute of Technology, dos Estados Unidos, centro de excelência em ciência e tecnologia, de renome mundial.

Campina Grande entre as Sete! (II)

Campina Grande – que já foi destaque na revista americana Newsweek, como uma das nove Tech Cities (cidades tecnológicas) do mundo – novamente, figura em uma lista de cidades inovadoras e empreendedoras. Para a escolha das cidades, foi utilizada a combinação de quatro critérios, sendo os dois primeiros qualificadores e os demais diferenciadores.

O primeiro critério atendido foi “constituir ecossistemas de alto impacto”; O segundo, “ter histórico de evolução e características capazes de inspirar outras cidades e regiões”; O terceiro, “ser menos notória nas narrativas de casos de sucesso” em comparação, por exemplo, com o Vale do Silício e a cidade de Boston, nos Estados Unidos; O quarto e último critério atendido foi o relativo a “permitir diversidade geográfica (diferentes continentes no exterior e regiões, no caso das cidades brasileiras) e de extensão (de metrópoles a cidades de menor porte)”. 

Campina Grande entre as Sete! (III)

Com relação à escolha de Campina Grande, que preencheu os quatro critérios listados acima, vale destacar a importância de alguns outros fatores, que somam para o continuo destaque da cidade, quando o assunto é tecnologia, inovação e empreendedorismo. Recentemente, por exemplo, Startups, projetos e soluções desenvolvidos na cidade – como o das Startups World Ctrl (originada da empresa CG Sistemas) e ALDATA só para citar duas – foram destaque nos dois últimos “INCODAY – International Cooperation Day”, evento anual promovido pela BRAFIP (www.brafip.org.br), voltado para ideias geradas por startups, pesquisadores, universidades e institutos de pesquisa de vários países.

Também destacamos, a quantidade expressiva de pedidos de patentes, originados da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande e de empresas de base tecnológica sediadas na cidade, e as mais de vinte universidades instaladas aqui, com destaque para a já mencionada UFCG, a UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, o IFPB – Instituto Federal da Paraíba, a UNIFACISA, a UNINASSAU e a UNICESUMAR.  Demonstrando claramente, a importância da Cidade como “Polo Educacional Tecnológico” de relevância nacional e internacional. Campina Grande cidade do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia! O e-book pode ser obtido no endereço: https://informativo.anprotec.org.br/estudoecossistemas

Dois e-books

Ainda sobre o tema e-book, a Sociedade SOFTEX – (www.softex.br) lançou recentemente, dois deles voltados para as micro e pequenas empresas. O primeiro, denominado de “Micro e pequenos negócios: um novo começo” tem o objetivo de auxiliar o pequeno empresário, a compreender melhor o momento que estamos vivendo e se preparar para o “novo mundo”, pós-pandemia. Já o segundo livro, que tem o título de “Aproximando o pequeno negócio do mundo digital”, a ideia é trazer informações relevantes, para que a micro e pequena empresa se adapte, a realidade das novas tecnologias presentes no “mundo digital” que vivemos, bem como facilitar a entrada do negócio no comércio eletrônico. As duas publicações podem ser obtidas no endereço https://softex.br/

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube