Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: Bitz

Alexandre Moura. Publicado em 18 de setembro de 2020 às 8:58

Este é o nome de uma nova empresa criada pelo Banco Bradesco. A “Bitz Serviços Financeiros” é a “aposta” do banco para atuar no crescente mercado de “carteiras digitais e contas de pagamento” e deve se tornar em pouco tempo, na principal ação de transformação digital (e serviços associados, que inclui também, o Banco Digital “Next”) do Grupo Bradesco, que pretende ter 25% do mercado brasileiro das carteiras digitais, até 2023.

Na Bitz vão ser integrados os “cartões Alelo Alimentação e Refeição e o de pedágio Veloe”, facilitando para o cliente todo o conjunto de “pagamentos” oferecidos pelo Bradesco, tudo em um só lugar e de forma 100% digital, com uso amplo de tecnologias de ponta, como o “QR Code” que, inclusive, será o padrão do PIX, o novo Sistema de Pagamentos Brasileiro desenvolvido pelo Banco Central.

Kit Nacional

Dentro do esforço nacional no combate ao vírus chinês, a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, através do seu “CT-Vacinas” (Centro Tecnológico de Vacinas), está na fase final de desenvolvimento de “um kit de testes 100% nacional para detecção do Covid -19”, inclusive um “lote piloto” já está pronto para testes de campo (ainda neste mês de setembro, após aprovação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O kit brasileiro é baseado no método ELISA (sigla, em inglês, para Ensaio de Imunoabsorção Enzimática”, que é mais sensível do que os exames rápidos, utilizados em vários Estados) e foi desenvolvido por pesquisadores da UFMG, da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz e do “Bio-Manguinhos”, unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz.

Ótima notícia!

91%

Este foi o percentual de crescimento do e-commerce (comércio eletrônico), em relação ao mesmo período de 2019, durante a chamada “Black Friday Brasileira” (Semana Brasil), que aconteceu entre os dias 3 e 13 deste mês de setembro.

Neste percentual, não foram incluídos os resultados dos segmentos de “Turismo e Transporte Aéreo” que também, utilizam o comércio eletrônico.

Por outro lado, o “comércio presencial” teve uma redução de 10,3% em relação ao ano passado, no mesmo período.

Os dados são do ICVA – Índice Cielo de Varejo Ampliado, da Empresa de administração de cartões de credito Cielo.

Foguetes online

 A AEB – Agência Espacial Brasileira abriu as inscrições para o “1º Workshop de Foguetes Online”. O evento acontecerá em dois dias distintos, 25 de setembro e 2 de outubro, próximos. No primeiro dia (25/09) o foco será uma atividade “Mão na Massa, com o desenvolvimento de foguetes utilizando garrafas pet e circuitos elétricos para construção de altímetros, usados para o cálculo da altura atingida pelos foguetes”.

Já o segundo dia (2/10) será exclusivo para às “equipes universitárias que pesquisam e constroem foguetes experimentais”.

Segundo a AEB, o objetivo do Workshop é “conectar alunos, professores e profissionais interessados, para que incluam os temas (ligados ao espaço) no dia-dia e desenvolvam projetos voltados para a área”.

Participam do evento, na sua organização e divulgação, dentre outras instituições, a já mencionada AEB, entidade ligada ao MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a FUNCATE – Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial, o CVTE – Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo, a empresa aeroespacial brasileira Avibrás e professores do IFRN – Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a LTU –  Luleå Tekniska Universitet, da Suécia.

Mais informações no endereço: www.gov.br/aeb/pt-br/assuntos/noticias/aeb-abre-inscricoes-para-1o-workshop-de-foguetes-online

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube