Fechar

logo

Fechar

Alexandre Moura: 112 ideias apresentadas!

Alexandre Moura. Publicado em 11 de setembro de 2020 às 9:10

A “Chamada de Ideias BRAFIP 2020”, voltada para “Ideias” de Projetos de P, D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em cooperação, foi encerrada no último dia 8 de setembro. Foram inscritas 112 Ideias provenientes do Brasil (sendo 27 da Paraíba) e do exterior.

A Chamada é um convite público internacional, realizado anualmente, para submissão de ideias de forma colaborativa, envolvendo empresas, universidades, startups e centros de pesquisa nacionais e de outros países, interessados em trabalhar para acelerar a inovação tecnológica.

As 112 ideias apresentadas passaram nas próximas semanas, por uma avaliação realizada por um grupo de consultores da BRAFIP e especialistas convidados.

112 Ideias Apresentadas! (II)

Após a avaliação/seleção, com base na “Metodologia BRAFIP” (disponível no site da entidade),  será criado um ranking das ideias e as 15 melhores (12 principais e mais 3 de reserva) posicionadas serão apresentadas, para a escolha das três melhores, durante o INCODAY 2020 (International Cooperation Day), que acontecerá nos dias 02 (abertura oficial) e 03 de dezembro deste ano, em Campina Grande, na Paraíba.

A realização do INCODAY 2020, conta com o apoio do SEBRAE, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, da ACCG – Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande e da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Neste ano, devido a pandemia, o evento será híbrido, com atividades presenciais e online, permitindo a apresentação das ideias escolhidas, também, pela Internet.

Mais informações podem ser obtidas no Portal da BRAFIP (www.brafip.org.br).

Rio Info 2020

Nos próximos dias 15, 16 e 17 de setembro, acontecerá a “Rio Info 2020”, principal evento de TI (Tecnologia da Informação) do país. A edição deste ano, a 18ª, será integralmente on-line.

A “Rio Info se constitui em uma comunidade vibrante de empreendedores que têm em comum o prazer da tecnologia e da inovação”. Sendo ainda, “uma plataforma de geração de conteúdo e conhecimento, uma rede de trocas de informações e experiências e um movimento colaborativo para viabilizar negócios e prosperidade, a todos os envolvidos”.

Já estão confirmadas as presenças de empresas dos 26 Estados da Federação, do Distrito Federal e de 12 países.

Durante os três dias do evento, mais de 200 palestrantes vão apresentar uma variedade de conteúdo sobre TI e assuntos correlatos.

Mais informações no endereço: www.rioinfo.com.br/2020

Uniformes “Inteligentes”

A ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial entregou, no final do mês passado, ao Ministério da Defesa o “lote piloto” de 950 unidades dos chamados “Uniformes Inteligentes” a serem usados e testados, pelo Exército Brasileiro. Passando assim, o Brasil a fazer parte de um seleto grupo de países que dispõe deste tipo de tecnologia.

As fardas deste lote piloto vão passar por testes de campo nos próximos três meses, para avaliação e sugestões de melhoramentos.

A ideia, segundo fontes do Exército, é após os testes, produzir outras 400 unidades com as correções e/ou adaptações sugeridas, realizar novos testes para a validação do modelo final e partir para a produção em larga escala.

Vale destacar que este tipo de tecnologia, tem uso “dual”. Ou seja, retirando a parte estritamente militar do uniforme (a exemplo dos componentes eletrônicos de comunicação e controle), o material utilizado na confecção pode ser usado por civis que trabalham em ambientes e climas inóspitos, melhorando a proteção individual do trabalhador.

O Uniforme Inteligente “é uma plataforma integrada que envolve diversas tecnologias, como tecidos especiais (incluindo o uso de nano tecnologia na sua confecção) e sistemas eletrônicos integrados.

Além disso, o novo equipamento tem funções de ventilação adequadas as várias regiões do país, controle térmico, impermeabilidade, ação repelente a insetos e ação antimicrobiana em um tecido de alta tecnologia e durabilidade.

O produto agora sendo testado, é resultado de um esforço conjunto de P,D & I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), coordenado pela ABDI e que reuniu o Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica), a IMBEL – Indústria de Material Bélico, o MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, a CNI – Confederação Nacional da Indústria (através do SENAI-CETIQT), o IFF – Instituto Federal Fluminense e o Laboratório de Sistemas Integráveis da Universidade de São Paulo.

Um verdadeiro exemplo de colaboração tecnológica entre a indústria, academia e governo, a famosa “Tríplice Hélice”. Parabéns!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube