Fechar

Fechar

Ainda estou aqui

José Mário. Publicado em 9 de janeiro de 2018.

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

Depois da publicação sumamente exitosa de Feliz Ano Velho, a que se seguiram vários outros livros, Marcelo Rubens Paiva reaparece na cena literária brasileira com a publicação de Ainda estou aqui.

Reaparece não é bem a expressão mais exata, dado que o escritor sempre se manteve em recorrente sintonia com o ato/processo de recriação da realidade por meio da transfiguração da palavra da literatura.

Ainda estou aqui, transcendendo qualquer demarcação mais ortodoxa de gênero literário, é um livro comovente, um dramático relato de um tempo torpe, no qual o Brasil esteve envolto pelas sombras densas de um asfixiante autoritarismo político que, por onde passou, espalhou as malfazejas sementes da dor, do sofrimento, da violência e da morte.

Refiro-me à longa noite do poder blindado, que, por duas quase intermináveis décadas, fez do país um continente cercado de infelicidade por todos os lados.

Rubens Paiva, pai do autor e deputado federal cassado pelo regime militar, foi morto de forma brutal pelos militares, tendo o seu corpo, posteriormente, sido ocultado, e nunca mais encontrado pela família, que sequer pôde dar-lhe um sepultamento digno.

Um ponto alto do livro é a cartografia que é feita de Eunice Paiva, mãe do autor do livro, que, recusando-se a cair nas malhas destrutivas da autocomiseração, fez-se um canto de resistência e assinou um pacto de convivência com a esperança e com as possibilidades de reconstrução da sua existência, dolorosamente, fraturada, tanto é assim que a tonalidade do livro, a despeito do áspero conteúdo que o essencializa, nada tem de ácida ou ressentida.

Se “esquecer é uma necessidade”, conforme ensina o astuto narrador machadiano, lembrar é um dever. Ainda estou aqui é esta lembrança.

 

José Mário é membro da Academia Paraibana de Letras

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

José Mário

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube