Fechar

Fechar

“Água Inteligente”

Alexandre Moura. Publicado em 11 de novembro de 2016 às 21:56

alexandre-moura

Por Alexandre J. Beltrão Moura

Estamos passando, particularmente a região Nordeste, por um momento critico na questão de abastecimento de água. Precisamos aprender a utilizar as tecnologias disponíveis para ajudar a combater o desperdício e assim, pelo menos minimizar, os efeitos de uma nova crise hídrica no futuro. Na atualidade, já existem tecnologias que combinam “IA” (Inteligência Artificial), “Internet das Coisas” e “Big Data”, para, por exemplo, “detectar onde uma rede de distribuição de água está vasando (ou um trecho com possibilidade maior de acontecer vazamentos) e antecipar soluções para se evitar desperdícios do precioso e cada vez mais escasso, liquido”. O uso de tecnologias para “gestão de água” está sendo conhecida como “Água Inteligente”. Com as tecnologias citadas acima, já é possível coletar dados importantes das redes de distribuição, processa-los e armazenar as informações levantadas em grandes repositórios de dados (o chamado “Big Data”) e a partir daí, obter “previsões” que ajudam no controle de desperdícios. Só a diminuição das perdas financeiras da empresa de saneamento, com o desperdício da água tratada (que pode chegar até a 40% do volume captado), já paga o investimento.

Apple e Energia

Uma matéria da BBC, rede de TV da Inglaterra, deu destaque para a “entrada” da empresa de TI (Tecnologia da Informação) americana “Apple” fabricante, dentre outros produtos, do “IPhone”, no segmento de geração e comercialização, de energia solar gerada a partir de uma usina instalada no estado da  Califórnia, Estados Unidos. Segundo executivos da empresa, “o objetivo inicial é fazer com que todas as suas operações sejam realizadas usando energia 100% originada de fontes renováveis”. Entretanto, analistas do mercado de energia americano acreditam que tem “algo mais nestas ações” das grandes empresas americanas de TI, a exemplo da própria Apple e da Google. Para eles é uma forma das empresas garantirem um “insumo” do qual tudo o que produzem depende. Vamos aguardar os próximos passos.

Cidades Inteligentes

 Por falar em Inglaterra, empresas britânicas estão interessadas em parcerias com empresas brasileiras, para investimentos em soluções tecnológicas para uso em “Smart Cities” (Cidades Inteligentes). Para isso foi lançada recentemente, durante o evento “UK-Recife Tech and Cities Week”, realizado em Recife, Pernambuco, uma nova chamada pública do “Fundo Newton”. Este fundo é uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico de países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia. Para esta chamada, as áreas prioritárias para investimento são: Internet das coisas, big data, smart grids, tecnologias de transporte multimodal, tecnologias de gerenciamento de tráfego, soluções em energias limpas e infraestrutura de água e esgoto.

Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

Já estão abertas as inscrições para a 14ª edição do “Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica”. O prêmio é uma promoção do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) do CNPq e às instituições participantes do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. A premiação consiste em: dinheiro, bolsas de mestrado ou doutorado e passagens aéreas mais hospedagem para participar da “69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência”, que será realizada na Universidade Federal de Minas Gerais no mês de julho do ano que vem. As inscrições vão até 10 de março de 2017. Maiores informações no endereço www.destaqueict.cnpq.br.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube