Fechar

logo

Fechar

Acolhimento familiar, decisivo para o amadurecimento

Aline Michelle F. de Lima. Publicado em 12 de abril de 2016 às 14:14

aline michele colunista

É muito comum na atualidade, nos depararmos com pais aflitos porque foram chamados na escola pelo fato de seus filhos apresentarem dificuldades de aprendizagem ou ter comportamentos inadequados.

Após isso, inicia-se uma batalha para entender o que está acontecendo; médicos, psicólogos, psicopedagógico,  fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais são os principais profissionais no auxílio por um diagnóstico e tratamento.

Diante do imediatismo que vivemos hoje, buscamos soluções rápidas e eficazes, seja agregando vários atendimentos ou intensificando-os, acabamos muitas vezes esquecendo que a base familiar, o apoio dado em casa é fundamental neste processo.

Não se encaixar em um padrão, seja ele qual for, traz para criança ou adolescente, sentimentos de angústia, desamparo, rejeição e consequentemente uma auto estima rebaixada. Mas a atenção, carinho e dedicação são extremamente importantes nesta trajetória.

Outro ponto essencial, é escutar a opinião de mais de um profissional,pois a  infância é um tempo onde podemos ter maravilhosas evoluções e um diagnóstico fechado, onde são observados apenas os sintomas pode aprisionar um pequeno(a) em rótulos, esquecendo de estimular as características positivas que nele existem.

Importante que os pais sejam críticos,  obedecendo uma via de mão dupla, aceitando o que a escola, amigos ou parente falam dos seus filhos, buscando ajuda profissional, sem esquecer de que eles são pedacinhos de nós mesmo e que vale a pena lutar quando quando nossa intuição nos fala diferente dos olhos dos outros. Dentro deste contexto temos que estar atentos às nossas virtudes e as nossas falhas como pais!

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Aline Michelle F. de Lima
Aline Michelle F. de Lima

Psicóloga Clínica, especialista em psicanálise e Pscicologa da Turores- Educação Multidisciplinar

falecom@fhc.com.br

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube