Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Acadêmico Evaldo Gonçalves: “Não me ausentarei…”

Evaldo Gonçalves. Publicado em 8 de setembro de 2019 às 23:07

Em sua manifestação de despedida, quando do anúncio da Missa de 7º dia da sua morte, Luciano Ricardo Gonçalves Vilar escrevera: não tive tempo de me despedir de vocês. Todavia, voltarei sempre que desejar em forma de Passarinho, experimentando o sabor das mais diversas flores existentes nos Jardins de Manaíra.

Certo que se trata de uma simulação para significar várias hipóteses, partindo-se da realidade de que, naquele bairro de João Pessoa, há muitos jardins, dentre eles o de sua moradia, por muito tempo, na rua Eutiquiano Barreto, 122, onde sua mãe sempre cultivou o plantio e a manutenção de inúmeros roseirais.

Temos que reconhecer que Luciano apoderou-se de uma fantasia para afirmar que amava a todos e que tinha absoluta convicção de que viverá eternamente no coração

dos familiares e amigos, e que sua morte foi apenas o cumprimento de uma fatalidade inevitável para todos os mortais, restando deles seus exemplos e ações em favor dos outros.

Reconheçamos: ao lembrar quando de sua morte os passarinhos faz sentido com a realidade existente no Jardim onde morou, em Manaíra, quando a presença permanente daquelas aves, ali, graças aos cuidados de sua

Mãe, continua presente no seu Lar, ao mesmo tempo em que manifesta seus amores filiares, dos quais jamais se separará.

Desta forma, presente em seu antigo Lar, não obstante sua ausência material, dada a sua condição humana, Luciano continuará entre nós, no convívio com seus familiares, com a natureza e o com os passarinhos.

Mesmo representando tal hipótese um ilogismo insustentável, nada melhor para conforto dos corações inconsoláveis dos Entes queridos, mesmo se imaginando ter se transformado em um pássaro.

Sonhemos! Nada melhor para valorizar a Vida e esquecer a Morte… Esta é cruel, e mesmo como fato natural, jamais será aceita como etapa de Vida. Melhor ser Passarinho nos Jardins de Manaíra!!!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Evaldo Gonçalves
Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube