Acadêmico Evaldo Gonçalves: Livros para o Cariri…
Evaldo Gonçalves. Publicado em 24 de junho de 2020 às 19:24
Dos 12O livros de minha iniciativa, como professor, selecionei um exemplar de cada para integrar a Livraria da Faculdade de Direito de Sumé, numa forma de diminuir o débito para com a cidade que me fez professor.
O compromisso do meu pai, como mestre, escola foi sua grande preocupação, com a formação moral e intelectual dos jovens sumeenses, missão que levou à frente como compromisso pessoal inafastável, o que lhe valeu a justa láurea de grande mestre e professor.
Todos reconhecem seus méritos. Humilde, sim, porém comprometido com o futuro das novas gerações. Nada o desviou do bom caminho da honestidade, e do bem comum, razão maior da justa homenagem que lhe presto.
Dentro de poucos dias estarei me transportando para Sumé. Junto com amigos, estaremos conduzindo tais livros. A memória do meu pai será relembrada, todos a aplaudir a iniciativa. Assim espero.
A mim caberá a maior emoção, sem que tal comportamento implique em vaidade ou orgulho. Conforta-me, unicamente, saber que para ele a iniciativa comprovará a manifestação de uma iniciativa, da minha parte, de que ele muito terá justo orgulho: seu filho, herdando dele a importante condição de escritor, de que foi reconhecido exemplo, deu sequência a nobre condição de cultor das letras. Ele com muitas e melhores condições de alcançar tão nobre desiderato.
Tais circunstâncias são nobres. Todavia, o que há de mais importante no gesto é que entenderam o alcance maior de seus cometimentos. Certamente são suas condições de escritor. E, através delas, estão dando uma lição de vida.
Não importa só fazer o bem. Importante também é tal iniciativa, como demonstração viva de prestação de contas de dons dados por Deus, nem sempre aproveitados em favor de todo o bem. Por sua grandeza, não deve ser de poucos. Há de ser sempre de todos. Assim seja!

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.