Fechar

logo

Fechar

Acadêmico Evaldo Gonçalves: Incertezas & Desafios…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 12 de julho de 2020 às 17:02

Há, além da insegurança quanto ao nosso futuro, uma descrença generalizada de que possamos superar esse quadro de desalento e pessimismo.

A pandemia espalhada pelo mundo nos leva a suposições desastrosas.

Há de se encontrar alternativas suficientes para aplacar tanta insegurança e pessimismo.

Onde está a alegria do CARNAVAL? Onde está a alegria do SÃO JOÃO? Onde está a alegria do futebol brasileiro? Onde?

Tudo submergido na triste solidão da saudade que é uma forma nova de enfrentar a melancólica da vida.

O doutor Sebastião Ayres, do alto de sua experiência na medicina e sua alma de grande poeta, reduziu tudo a sua capacidade criadora.

Em dez tercetos, resumiu toda essa situação em que está sufocado o mundo, atingindo o Brasil.

Nem o carnaval nem o São João, nem o futebol. Tudo virou desengano e estertores, em forma de quarentena, evitando o forró e o baião, melodias consagradas da alegria brasileira.

Há de se repensar o Brasil. Consequentemente o mundo. Esta quarentena há de se acabar, urgentemente. As festas populares voltando para alegria do povo. Nada de incertezas e desafios.

O Brasil de tantas alegrias e tradições há de vencer as incertezas e desafios. Seu destino é a paz, o trabalho e a alegria.

Enfim, sob as bênçãos de suas origens cristãs será sempre a Terra da Santa Cruz, voltada para o trabalho produtivo em favor de todos os seus habitantes.

As incertezas são próprias da condição humana e os desafios são estímulos naturais que nos levam ao exercício superior da inteligência humana, condição que nos eleva à prática do bem em benefício dos outros.

Numa homenagem ao poeta Sebastião Ayres, transcrevo aqui alguns trechos de seu poema: “Quarentena, quarentena: tu não acabas mais. Não. O que eu mais sinto pena é não dançar em CAMPINA no seu São João. Não. Não te aquento mais, vou a Caruaru”.

Com certeza foi mais sonho de poeta…

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Evaldo Gonçalves
Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube