Fechar

logo

Fechar

Acadêmico Evaldo Gonçalves: Exaltemos a Amizade…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 19 de abril de 2020 às 20:51

Muito já se escreveu sobre a Amizade. Todavia, em tempos de tamanhas tempestades, tudo que se escrever e disser é pouco. 

Sobretudo quando, por forças de amigos, dentre e eles, Assis Costa e Antônio Queiroz, fomos recebido em Campina Grande para, em agitada Praça (da Bandeira), onde fui protagonista de uma manhã de autógrafos de meu último livro, ´Da Jaramatai à Clausura´. Certo que não se tratou da primeira, nem será a última aparição minha para ato de tanto significado. 

Outras virão, naturalmente. Tenho sido agraciado por Deus para tão grata atividade. São ocasiões excepcionais para prestação de contas do que procuramos fazer para retribuir um pouco pelo muito que recebi, gratuitamente.

E recebi em dobro, numa prova inequívoca de que vale a pena exercitar a amizade, tudo em nome do bem-querer e dos melhores princípios morais e da solidariedade humana.

Estarei, com as graças de Deus, lançando novos livros, contando as minhas participações na luta diária em nome da amizade e do bem-comum. 

Nada impedirá a realização desse veredito, que é, foi e será, inelutavelmente, um compromisso superior com os princípios superiores da amizade. 

A lição que Campina Grande deu, quando do lançamento ali do meu último livro, é página da solidariedade humana inesquecível e eterna, que há de se repetir sempre como manifestação superior  do homem. 

Onde houver a amizade desinteressada e solidária, como ocorrera em Campina quando do nosso último encontro, a condição humana estará enaltecida, pois nada maior nem mais representativo da dignidade humana. 

Natural que haja exceções. Nem sempre há unanimidade absoluta quanto ao comportamento do homem. 

Se não podemos ser perfeitos pela nossa condição humana, que nos esforcemos para sê-lo. 

Tenho certeza de que a amizade desinteressada é   caminho seguro para tal conquista.  

*O autor é membro da Academia de Letras de Campina Grande, Academia de Letras da Paraíba e Instituto geográfico da Paraíba

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Evaldo Gonçalves
Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube