Fechar

logo

Fechar

Acadêmico Evaldo Gonçalves: Campinenses insuperáveis

Evaldo Gonçalves. Publicado em 6 de junho de 2020 às 19:00

Não somente os Tropeiros da Borborema entenderam, de logo, o destino superior de Campina Grande em se tornar uma Capital Regional, impondo-se ao Nordeste Brasileiro. Não só econômica. Mas, desta feita, culturalmente.

Com a criação da Fundação Universidade Regional do Nordeste, Edvaldo Souza do Ó dá o grande salto para a conquista do futuro.

Antes dele, Lynaldo Cavalcanti havia criado a Faculdade de Engenharia de Campina Grande, integrante da Universidade Federal, com sede na Capital do Estado.

No caso da Universidade Regional do Nordeste, Edvaldo do Ó abria as portas do futuro para um contingente incalculável de jovens.

Com tal salto, Campina Grande se tornava, juntamente com João Pessoa e Recife, centros universitários respeitáveis.

Participei desse momento histórico de Campina Grande, construindo a Faculdade de Administração na tentativa de melhorar a mão de obra especializada em importante área, reconhecida por Celso Furtado como ponto de gargalo no desenvolvimento do Nordeste brasileiro.

A par dessa iniciativa, se impunha a melhoria dos nossos quadros docentes, com envio de professores para São Paulo, Rio de Janeiro e também para o exterior.

Segundo aquele ilustre economista, um dos fundadores da Sudene, essa ausência de técnicos especializados respondia pelo retardamento do desenvolvimento do Nordeste brasileiro.

Daí a pressa na fundação de escolas de administração no Nordeste. E, enquanto tal mão de obra não se formava, havia o envio para outros estados e até para o exterior.

Edvaldo do Ó percebeu tal carência e mandamos pela Furne professores para a necessária especialização: Ariosto Sales, Cristovam Limeira, Arlindo Almeida, dentre outros.

O fato é que a visão superior de Edvaldo do Ó e Celso Furtado viu mais longe do que o necessário. Campina Grande e o Nordeste brasileiro muito lucraram com tal visão do futuro.

Da minha parte, regozijo-me com tal participação. O fato de ter colaborado, como secretário da Administração da Prefeitura de Campina e do Estado da Paraíba foram experiências que valeram, igualmente, para o exercício de seis mandatos de secretário de Estado, nas áreas municipal e estadual.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Evaldo Gonçalves
Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube