Fechar

Fechar

A Realidade Virtual e o Varejo

Alexandre Moura. Publicado em 1 de junho de 2018.

A RA (Realidade Virtual) ou VR usando a terminologia em inglês está transformando, rapidamente, o varejo mundial. A “nova moda” já tem nome definido: “VR-Commerce” (em uma livre tradução Comércio em Realidade Virtual) e tornou-se um excelente aliado ao comércio eletrônico (e-commerce), visto que com o uso de RA é possível “visualizar e sentir sensações como se tivesse experimentado o objeto a ser adquirido”, de um automóvel, a um apartamento ou a uma simples roupa, facilitando e muito, o convencimento e a tomada de decisão de compra pelos consumidores.

A tecnologia de RA já está bem desenvolvida, agora este tipo de ferramenta começa a ser difundida “passando de lojas e shoppings centers mais sofisticados para a casa dos consumidores”. Essa tecnologia assim como outras do nosso “mundo cada vez mais digital”, será mais uma a desafiar a forma tradicional de se fazer uma venda.

Satélite Brasileiro

Um dos resultados do “1º Fórum da Indústria Espacial Brasileira”, realizado no final do ano passado e promovido pela AEB – Agência Espacial Brasileira, é o projeto-piloto de um satélite 100% nacional.

O projeto, que tem orçamento de R$ 7,8 milhões, vem sendo desenvolvido em uma parceria entre a Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação, a empresa Visiona Tecnologia Espacial e o Instituto SENAI de Inovação de Florianópolis, Santa Catarina.

O artefato espacial (um microssatélite) terá peso total de 11 quilos e contará com um “subsistema denominado AOCS – Sistema de Controle de Atitude e Órbita, um rádio configurável e uma pequena câmera de observação da Terra”.

O equipamento contará também, com um software (programa de computador) totalmente desenvolvido Brasil e que será utilizado em outros satélites.

O objetivo é colocar o satélite em orbita até o final de 2019.

Viver Bem

Já está disponível no mercado uma “plataforma tecnológica de engajamento para construir hábitos saudáveis”. Criada pela Startup “ViBe” e denominada de “VivaBem” o sistema é “uma plataforma móvel de inteligência e engajamento (semelhante a um jogo e computador), focada em Saúde e Bem-Estar”.

A plataforma VivaBem possui vários recursos que permitem ao usuário aumentar seu conhecimento, motivar, definir metas, e acompanhar os resultados buscados, na melhora geral de sua saúde e qualidade de vida.

São disponibilizados até 10 indicadores relacionados a saúde: Peso, Atividades Realizadas, Horas de Sono, Emoções, Água Ingerida, Pressão/Batimento Cardíaco, índices de Glicose e Colesterol.

Além de disponibilizar aplicativos para agendar consultas médicas, comparar preços de medicamentos e de orientação sobre sintomas de doenças. Atualmente, a plataforma está disponível para o sistema operacional Android e também na Internet.

Tecnologia e o Judiciário

A empresa KTS, startup brasileira especializada serviços de diagnóstico estruturado e automação de processos, desenvolveu um sistema automático, “capaz de tornar mais rápido o trabalho nas áreas jurídicas das empresas”.

A ferramenta criada pela KTS, na realidade um software que é abastecido com uma série de informações e dados públicos, processa esses dados do relacionamento entre várias empresas e um consumidor específico e assim, obtém um resultado sobre a posição que a empresa deve assumir diante de cada caso, “escolhendo” qual das partes tem razão, indicando ou não o caminho de um acordo.

Com isso, minimiza e até evita, o custo financeiro de um processo. A ideia é diminuir, em pelo menos 30%, as ações judiciais.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube