...

Campina Grande - PB

“A Quarta Revolução Industrial”

16/09/2016 às 11:32

Fonte: Da Redação

alexandre-mouraPor Alexandre Beltrão Moura*

Um interessante livro, lançado recentemente nos Estados Unidos e que já conta com edição em português, vem gerando boas discussões entre economistas e especialistas ligados à área de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Com o título “A Quarta Revolução Industrial” (do original em inglês: “The Fourth Industrial Revolution”), o livro mostra “uma visão global sobre como a tecnologia e a digitalização da sociedade, tem mudado vidas e transformar as gerações futuras”.

O autor é Klaus Schwab, alemão, fundador e presidente do “Fórum Econômico Mundial”, que acontece anualmente na cidade de Davos, na Suíça.

Segundo ele, a “quarta revolução industrial é diferente de tudo o que a humanidade já experimentou, desde o início da historia humana”.

Ela vem mudando “a maneira como as pessoas vivem, trabalham e se relacionam”. Vale a pena ler.

Smartphones e Hologramas

Um sistema criado pela empresa de base tecnológica Fyusion Inc, com sede na Califórnia, Estados Unidos, vem chamando a atenção de usuários de smartphones.

A nova tecnologia desenvolvida pela empresa permite que, qualquer pessoa, possa gerar imagens holográficas interativas (“técnica de registro de padrões de interferência de luz, que pode gerar ou apresentar imagens em três dimensões”), com seu celular inteligente.

Assim, segundo técnicos da Fyusion Inc, “em poucos segundos, os usuários podem converter objetos, pessoas e ambientes em hologramas, sem a necessidade do uso de computadores e softwares especializados e muito caros”.

A nova tecnologia abre um novo leque de utilização para os smartphones, nos negócios e também, em jogos como o “Pokémon Go”.

Risco

A revista “Aeromagazine”, especializada em assuntos de aviação, publicou matéria, onde a FAA (Federal Aviation Administration, entidade que regulamenta a aviação civil nos Estados Unidos), sobre os novos riscos com baterias de celulares que utilizam a tecnologia de “íons-lítio”.

A FAA está recomendando as empresas aéreas que redobrem os cuidados com uso de celulares e tabletes que usam este tipo de bateria, a bordo de aeronaves que trafegam no espaço aéreo americano.

A ideia é não recarregar as baterias destes dispositivos móveis nos aviões. O alerta tem como base, os recentes acidentes verificados em várias partes do mundo, onde incêndios e explosões foram relatados, durante a recarga das baterias de íons-lítio.

Os fabricantes de celulares estão muito preocupados com estes acidentes, a exemplo da empresa sul coreana, “Samsung” que está providenciando a troca das baterias do seu aparelho “Galaxy Note 7”, em todo o mundo.

“Blogueiros” da Saúde

No próximo dia 24 deste mês, acontecerá em São Paulo, capital, o “3º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais da Saúde”.

O evento deste ano tem como tema “Paciente Consumidor” e o objetivo principal é fazer uma “abordagem reflexiva sobre o papel do blogueiro e ativistas como pacientes consumidores de serviços em saúde, que possuem expertise para debater temas relevantes sobre as necessidades dos pacientes que representam”.

Vale destacar que, nos Estados Unidos, por exemplo, “pacientes consumidores”, participam das tomadas de decisões do FDA (Food and Drug Administration, agência americana que regula a venda de medicamentos) no tocante a liberação de novos remédios.

Mais informações: [email protected]

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons